Vivemos em uma era tecnológica, onde todos estão sempre conectados, em suas casas, no trabalho, no carro, na rua. Utilizamos a internet para quase tudo, nos conectamos com quem está perto e com quem está longe, criamos comunicação e disseminamos conteúdos todos os dias.
Dentro das empresas o cenário se repetiu e a comunicação institucional acabou precisando se adaptar às mudanças e avanços da sociedade, criando um espaço para seu negócio também no mundo digital. Neste sentido, muitas empresas passaram a utilizar o marketing digital como alavanca para um mercado ainda mais globalizado e exigente.
Mas o que é marketing digital? De forma resumida, são ações de comunicação virtual, que visam divulgar e comercializar seus produtos e serviços, assim como consolidar sua marca no mercado, criando um relacionamento mais leve e próximo dos seus clientes, conectando-se de forma mais segmentada e estratégica.
Pequenas e grandes empresas no mundo todo estão impulsionando seus negócios dentro do universo digital, pois este possibilita um alcance ainda maior, uma valiosa oportunidade de gerar autoridade, representatividade, conexão e colocar sua marca entre os assuntos mais comentados, seja em âmbito regional, nacional ou mundial.
Confira a seguir alguns exemplos de grandes marcas que movimentaram as redes com estratégias eficientes, comunicações criativas e focadas:
Heineken
Utilizando a final da Champions League, o campeonato europeu de futebol masculino, para sua campanha “The Cliché”, a empresa trouxe a público a questão de gênero dentro do esporte. A imagem da mulher que não gosta e não entende de futebol ficou para trás e a empresa aborda esse tema de forma leve e bem humorada.
Enquanto os homens ganham convites para uma festa exclusiva da Heineken para assistir ao jogo sem as namoradas, as mulheres viajavam para Milão, onde acompanharam o jogo bem de perto, para a surpresa dos rapazes.
A frase que inspira a campanha e que evidencia toda a comunicação feita até ali é:
Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?
Dove
A marca de cosméticos Dove vem inspirando muito e emocionando com seus conteúdos e histórias que criam representatividade e conexão com seus clientes. Neste caso, a empresa tem utilizado o storytelling de forma inteligente, para atrair a atenção e despertar sentimentos intensos no público feminino, que é o meu principal foco.
A campanha “Retratos da Real Beleza” deu o start inicial para uma porção de peças, que se inspiraram na imagem da mulher real e natural, na diversidade das brasileiras, questionando o estereótipo de “beleza padrão”.
Airbnb
A famosa empresa de hospedagem do Vale do Silício apresentou no intervalo da final do Super Bowl sua campanha #weaccept, que tem como objetivo gerar comunicação assertiva sobre aceitação social e diversidade.
O grande ponto abordado é a geração de valor através da comunicação leve e factual, utilizando-se de uma hashtag para impulsionar a marca, o que deu muito certo. Após a transmissão durante a final do jogo, diversas outras peças utilizando a hashtag foram viralizadas pelos usuários.
Bradesco
Em 2020 a empresa conseguiu alcançar o feito de 10 campanhas entre as mais vistas no Youtube, o que também gerou uma grande movimentação e interação nas redes sociais.
“Volte a brilhar”, a campanha mais vista, lançada em dezembro de 2020, utilizou a imagem do vagalume como símbolo da esperança e transformação, relacionando-se diretamente ao cenário de pandemia que impactava a toda a sociedade.
Vê-se a importância de um marketing digital altamente estratégico e planejado, como peça fundamental para os resultados de qualquer empresa.
Magazine Luiza
Quando o assunto é cultura de marca e comunicação focada na experiência do cliente, a Magazine Luiza está entre os principais nomes. A empresa precisou repensar e remodelar seu marketing, para alcançar de forma assertiva a persona e compreender quais suas reais necessidades. Neste processo, notou que o formato tradicional já não era mais o suficiente para garantir a liderança frente aos concorrentes.
Com uma linguagem mais dinâmica e leve a empresa passou a tomar as redes e criar conexão com seu público, provando que todo negócio pode ser repensado e que assumir um novo caminho para obter resultados inteligentes, faz muita diferença.
“Por que a minha empresa precisa de marketing digital?”
Se mesmo assim você ainda não compreendeu a importância do marketing digital no mundo corporativo, listamos aqui outros pontos que podem te fazer repensar, seja você um pequeno, médio ou grande empreendedor:
- Mais visibilidade para a marca;
- Gerar engajamento e conexão;
- Fidelização de clientes;
- Ganho de autoridade;
- Segmentação do público;
- Custo benefício;
- Comunicação direcionada e estratégica;
- Acompanhamento da jornada de compra dos clientes;
- Mensuração de resultados.
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