Marketing Digital: 5 cases para inspirar sua empresa

Vivemos em uma era tecnológica, onde todos estão sempre conectados, em suas casas, no trabalho, no carro, na rua. Utilizamos a internet para quase tudo, nos conectamos com quem está perto e com quem está longe, criamos comunicação e disseminamos conteúdos todos os dias.

Dentro das empresas o cenário se repetiu e a comunicação institucional acabou precisando se adaptar às mudanças e avanços da sociedade, criando um espaço para seu negócio também no mundo digital. Neste sentido, muitas empresas passaram a utilizar o marketing digital como alavanca para um mercado ainda mais globalizado e exigente.

Mas o que é marketing digital? De forma resumida, são ações de comunicação virtual, que visam divulgar e comercializar seus produtos e serviços, assim como consolidar sua marca no mercado, criando um relacionamento mais leve e próximo dos seus clientes, conectando-se de forma mais segmentada e estratégica.

Pequenas e grandes empresas no mundo todo estão impulsionando seus negócios dentro do universo digital, pois este possibilita um alcance ainda maior, uma valiosa oportunidade de gerar autoridade, representatividade, conexão e colocar sua marca entre os assuntos mais comentados, seja em âmbito regional, nacional ou mundial.

Confira a seguir alguns exemplos de grandes marcas que movimentaram as redes com estratégias eficientes, comunicações criativas e focadas:

Heineken

Utilizando a final da Champions League, o campeonato europeu de futebol masculino, para sua campanha “The Cliché”, a empresa trouxe a público a questão de gênero dentro do esporte. A imagem da mulher que não gosta e não entende de futebol ficou para trás e a empresa aborda esse tema de forma leve e bem humorada.

Enquanto os homens ganham convites para uma festa exclusiva da Heineken para assistir ao jogo sem as namoradas, as mulheres viajavam para Milão, onde acompanharam o jogo bem de perto, para a surpresa dos rapazes.

A frase que inspira a campanha e que evidencia toda a comunicação feita até ali é: 

Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?

Dove

A marca de cosméticos Dove vem inspirando muito e emocionando com seus conteúdos e histórias que criam representatividade e conexão com seus clientes. Neste caso, a empresa tem utilizado o storytelling de forma inteligente, para atrair a atenção e despertar sentimentos intensos no público feminino, que é o meu principal foco.

A campanha “Retratos da Real Beleza” deu o start inicial para uma porção de peças, que se inspiraram na imagem da mulher real e natural, na diversidade das brasileiras, questionando o estereótipo de “beleza padrão”.

Airbnb

A famosa empresa de hospedagem do Vale do Silício apresentou no intervalo da final do Super Bowl sua campanha #weaccept, que tem como objetivo gerar comunicação assertiva sobre aceitação social e diversidade.

O grande ponto abordado é a geração de valor através da comunicação leve e factual, utilizando-se de uma hashtag para impulsionar a marca, o que deu muito certo. Após a transmissão durante a final do jogo, diversas outras peças utilizando a hashtag foram viralizadas pelos usuários.

Bradesco

Em 2020 a empresa conseguiu alcançar o feito de 10 campanhas entre as mais vistas no Youtube, o que também gerou uma grande movimentação e interação nas redes sociais.

“Volte a brilhar”, a campanha mais vista, lançada em dezembro de 2020, utilizou a imagem do vagalume como símbolo da esperança e transformação, relacionando-se diretamente ao cenário de pandemia que impactava a toda a sociedade.

Vê-se a importância de um marketing digital altamente estratégico e planejado, como peça fundamental para os resultados de qualquer empresa.

Magazine Luiza

Quando o assunto é cultura de marca e comunicação focada na experiência do cliente, a Magazine Luiza está entre os principais nomes. A empresa precisou repensar e remodelar seu marketing, para alcançar de forma assertiva a persona e compreender quais suas reais necessidades. Neste processo, notou que o formato tradicional já não era mais o suficiente para garantir a liderança frente aos concorrentes.

Com uma linguagem mais dinâmica e leve a empresa passou a tomar as redes e criar conexão com seu público, provando que todo negócio pode ser repensado e que assumir um novo caminho para obter resultados inteligentes, faz muita diferença.

“Por que a minha empresa precisa de marketing digital?”

Se mesmo assim você ainda não compreendeu a importância do marketing digital no mundo corporativo, listamos aqui outros pontos que podem te fazer repensar, seja você um pequeno, médio ou grande empreendedor:

  • Mais visibilidade para a marca;
  • Gerar engajamento e conexão;
  • Fidelização de clientes;
  • Ganho de autoridade;
  • Segmentação do público;
  • Custo benefício;
  • Comunicação direcionada e estratégica;
  • Acompanhamento da jornada de compra dos clientes;
  • Mensuração de resultados.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossos conteúdos para se manter atualizado e em evidência no mercado.

Está precisando de uma ajuda para alcançar maiores índices de sucesso? A Novus tem soluções criativas para sua empresa, oferecendo os serviços de marketing e comunicação visual, para marcar a presença do seu negócio no mercado on e offline. 

Entre em contato e saiba mais!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário