Instabilidade financeira: sinais de que sua empresa passa por isso

Chega o fim do mês e as contas não estão batendo, este quadro vem se repetindo nos últimos meses e frequentemente você busca empréstimos e limites no cheque especial para apagar incêndios e sustentar seu negócio.

Essa é a situação atual de muitos empreendedores, que estão em uma instabilidade financeira delicada e suas gestões não conseguem manter um planejamento eficiente para lidar com esse momento de crise.

Pode-se dizer que o setor financeiro, funciona como o pulmão da empresa, sempre buscando mais potência e fôlego, alinhando objetivos com o capital, mas quando o empreendedor deixa de gerenciar suas finanças com planejamento estratégico e análise de desempenho otimizado, outros setores vão definhando e sucumbindo a instabilidade atual.

Entre os sinais mais comuns às empresas nestas situações de crise, estão:

  • Finanças empresariais e pessoais misturadas;
  • Atraso no pagamento dos impostos e demais despesas;
  • Vendas estagnadas;
  • Quedas sequenciais no faturamento;
  • Recorre constantemente a empréstimos;
  • Não planeja novos investimentos, apenas “apaga incêndios”;
  • Decisões e ações sem planejamento;
  • Está no cheque especial.

Dados empresariais em crise no Brasil

Segundo o Serasa Experian, somente em março deste ano, foram efetuados 95 pedidos de falência no Brasil, um crescimento de mais de 58% em comparação ao mesmo período em 2020.

A pandemia e a crise nacional afetou completamente o desempenho destes empreendedores e muitos daqueles que mantiveram suas portas abertas, relataram uma diminuição significativa em vendas de produtos e serviços.

Porém, durante este período 13,6% dos negócios alegaram estar em um momento positivo, conquistando boas oportunidades. Uma pequena parcela de empresários que utilizaram metodologias diferentes para sua entrega e desempenho, formas diversas de explorar habilidades e potenciais trabalhados antes mesmo do Covid-19. Vê-se que a pandemia afetou sim a todos, mas em graus distintos.

Como lidar com a instabilidade financeira?

Por mais que os problemas se acumulem, com organização e dedicação é completamente possível restabelecer a ordem e garantir a estabilidade financeira da sua empresa. Mas antes de mais nada, você precisa compreender quais são os pontos fortes e fracos, para a partir daí traçar uma estratégia eficiente.

Uma boa ferramenta para ajudar neste processo de vistoria e organização, é a Análise Swot da sua empresa, que extrai oportunidades e ameaças, lista fraquezas e forças, para ampliar suas possibilidades.

Veja mais sobre Análise Swot clicando aqui.

Para te ajudar com essa missão, temos algumas dicas importantes:

  • Desvincule  despesas pessoais e profissionais;
  • Corte gastos desnecessários;
  • Análise feedbacks;
  • Defina metas e objetivos;
  • Faça um planejamento estratégico;
  • Mapeie possíveis investimentos;
  • Faça gestão de crise;
  • Mantenha um fundo de emergência.

Uma dica extra: busque por orientação com profissionais de qualidade, como consultores e empresas especializadas em gestão financeira e empresarial.

A Novus disponibiliza a melhor equipe de consultores especializados em aprimorar sua gestão empresarial. São serviços do mais alto nível para ajudar a sua empresa a reorganizar as finanças, crescer e investir cada vez mais, mostrando-se de forma valiosa e competitiva ao mercado.

Está precisando de uma consultoria personalizada? A Novus Gestão Financeira e Empresarial pode te ajudar.

Entre em contato e solicite seu orçamento.

[CLIQUE AQUI]

Gostou do artigo? Como anda a situação financeira do seu negócio?

Continue acompanhando nossos conteúdos e teste todos na prática.

Veja também: Linkedin: uma poderosa ferramenta estratégica.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário