Chega o fim do mês e as contas não estão batendo, este quadro vem se repetindo nos últimos meses e frequentemente você busca empréstimos e limites no cheque especial para apagar incêndios e sustentar seu negócio.
Essa é a situação atual de muitos empreendedores, que estão em uma instabilidade financeira delicada e suas gestões não conseguem manter um planejamento eficiente para lidar com esse momento de crise.
Pode-se dizer que o setor financeiro, funciona como o pulmão da empresa, sempre buscando mais potência e fôlego, alinhando objetivos com o capital, mas quando o empreendedor deixa de gerenciar suas finanças com planejamento estratégico e análise de desempenho otimizado, outros setores vão definhando e sucumbindo a instabilidade atual.
Entre os sinais mais comuns às empresas nestas situações de crise, estão:
- Finanças empresariais e pessoais misturadas;
- Atraso no pagamento dos impostos e demais despesas;
- Vendas estagnadas;
- Quedas sequenciais no faturamento;
- Recorre constantemente a empréstimos;
- Não planeja novos investimentos, apenas “apaga incêndios”;
- Decisões e ações sem planejamento;
- Está no cheque especial.
Dados empresariais em crise no Brasil
Segundo o Serasa Experian, somente em março deste ano, foram efetuados 95 pedidos de falência no Brasil, um crescimento de mais de 58% em comparação ao mesmo período em 2020.
A pandemia e a crise nacional afetou completamente o desempenho destes empreendedores e muitos daqueles que mantiveram suas portas abertas, relataram uma diminuição significativa em vendas de produtos e serviços.
Porém, durante este período 13,6% dos negócios alegaram estar em um momento positivo, conquistando boas oportunidades. Uma pequena parcela de empresários que utilizaram metodologias diferentes para sua entrega e desempenho, formas diversas de explorar habilidades e potenciais trabalhados antes mesmo do Covid-19. Vê-se que a pandemia afetou sim a todos, mas em graus distintos.
Como lidar com a instabilidade financeira?
Por mais que os problemas se acumulem, com organização e dedicação é completamente possível restabelecer a ordem e garantir a estabilidade financeira da sua empresa. Mas antes de mais nada, você precisa compreender quais são os pontos fortes e fracos, para a partir daí traçar uma estratégia eficiente.
Uma boa ferramenta para ajudar neste processo de vistoria e organização, é a Análise Swot da sua empresa, que extrai oportunidades e ameaças, lista fraquezas e forças, para ampliar suas possibilidades.
Veja mais sobre Análise Swot clicando aqui.
Para te ajudar com essa missão, temos algumas dicas importantes:
- Desvincule despesas pessoais e profissionais;
- Corte gastos desnecessários;
- Análise feedbacks;
- Defina metas e objetivos;
- Faça um planejamento estratégico;
- Mapeie possíveis investimentos;
- Faça gestão de crise;
- Mantenha um fundo de emergência.
Uma dica extra: busque por orientação com profissionais de qualidade, como consultores e empresas especializadas em gestão financeira e empresarial.
A Novus disponibiliza a melhor equipe de consultores especializados em aprimorar sua gestão empresarial. São serviços do mais alto nível para ajudar a sua empresa a reorganizar as finanças, crescer e investir cada vez mais, mostrando-se de forma valiosa e competitiva ao mercado.
Está precisando de uma consultoria personalizada? A Novus Gestão Financeira e Empresarial pode te ajudar.
Entre em contato e solicite seu orçamento.
Gostou do artigo? Como anda a situação financeira do seu negócio?
Continue acompanhando nossos conteúdos e teste todos na prática.
Veja também: Linkedin: uma poderosa ferramenta estratégica.