Análise Swot: vantagens e desvantagens para sua empresa

Muitas empresas passam anos sem conseguir introduzir processos inovadores e eficientes em suas empresas, continuam sustentando sistemas falhos e acumulando prejuízos, apenas por não saber como resolvê-los, por não conseguir consolidar uma estratégia eficaz em sua gestão. 

100% das empresas que abrem falência estavam anteriormente desesperadas por saídas rápidas e aplicavam metodologias desorganizadas, pois nos últimos anos e meses buscavam apenas fazer sua empresa sobreviver, sem objetivo claro além desse.

Em sua busca por alinhamento e rentabilidade, muitos gestores acabam se deparando com algumas ferramentas para otimizar e inspirar suas ações, entre elas está a análise SWOT.

Uma boa pesquisa e algumas palavras começam a surgir, tais como: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ainda não está claro para você. Afinal, quais os benefícios deste sistema? Como ele pode ajudar a minha empresa? Quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens da Análise SWOT

  • Baixo ou nenhum custo;
  • Reduz ameaças e oferece boas oportunidades;
  • Aproveita melhor as forças da sua empresa;
  • Aborda fatores que precisam de ajustes ou são prejudiciais;
  • Ajuda a entender melhor o seu negócio e o desenvolvimento dos processos;
  • Tem como foco os fatores mais importantes do negócio;
  • Técnica prática, podendo ser feita por qualquer pessoa que entenda sua empresa.

Desvantagens da Análise SWOT

  • É uma das muitas etapas do processo de planejamento;
  • Necessita de investigações mais profundas para a tomada de decisão;
  • Só permite resolver um ponto de cada vez;
  • Não define prioridade entre os problemas;

Mesmo sendo um processo simples, ele tem uma eficácia muito boa com relação às oportunidades mapeadas ou escondidas para seu negócio, assim como a identificação de fraquezas e pontos críticos do negócio, vitais para o sucesso do seu empreendimento.

Como fazer a análise SWOT?

Forças

Primeiramente você precisa definir quais as forças da sua empresa, pontos fortes que te destacam da concorrência e que são atrativos para seus clientes.

Por exemplo, uma agência de viagens que tem pacotes para famílias e casais, a preços acessíveis. Podemos dizer que o preço dos pacotes para esses grupos é uma força.

Fraquezas

Agora imagine esta mesma agência de viagens. Ela tem dificuldade para encontrar boas parcerias com hotéis fora do país. Essa é sua fraqueza, um ponto fraco com relação a alguns concorrentes.

O ambiente interno é responsável pelas forças e fraquezas da sua empresa, pois ele define tudo o que está sob o seu controle, que permite alterações e ações para mudanças, como o sistema de gestão, programa de parceiros, carteira de clientes, a cultura da empresa, seus investimentos.

Oportunidades

Novas oportunidades surgem quando o cenário externo favorece sua empresa com relação a algo. Por exemplo, no caso da agência de viagens que citamos, o período de férias prolongado é uma boa oportunidade de negócio, abrindo a possibilidade de estratégias e ações que trarão mais resultados.

Ameaças

Neste caso, podemos indicar o período da pandemia como uma ameaça para a agência, pois as pessoas deixaram de viajar (pelo menos a maioria) para entrar em um período indefinido de isolamento. Ou seja, as ameaças são também fatores externos, que interferem diretamente no sucesso e oportunidades de negócio.

Agora que você já sabe sobre os 4 pilares da análise SWOT, está na hora de organizar esses processos:

  • Defina as principais forças e fraquezas de sua empresa;
  • Identifique oportunidades e ameaças externas;
  • Enumere tudo por ordem de prioridade;
  • Organize todos os dados na planilha e faça as ligações.

Quais forças podem combater as ameaças?

Quais fraquezas podem interferir na obtenção de oportunidades?

Quais forças podem ampliar as oportunidades?

Quais fraquezas podem intensificar suas ameaças?

Para encontrar as respostas mais adequadas para essas e outras perguntas que surgirem, se reúna com a sua equipe e vá listando ideias e opiniões. O olhar atento de todos aos processos fará uma grande diferença no resultado final.

O que achou do artigo? Você já utiliza a análise SWOT na sua empresa?
Veja aqui uma sugestão que pode ajudar você a aproveitar excelentes oportunidades e potencializar o seu negócio: 8 dicas para captar clientes para o negócio.

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