Como são formados os heróis? Suas habilidades podem ser adquiridas ou necessitam de um grande acontecimento místico?
Para a escritora Carol S. Dweck, psicóloga e professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, autora do livro “Mindset – a nova Psicologia do Sucesso”, a mentalidade humana e suas habilidades em desenvolvimento são modificadas e adaptadas ao longo dos anos.
“Reverenciamos o talento nato. Gostamos de pensar em nossos campeões e ídolos como super heróis, que nasceram diferentes de nós. Não gostamos de pensar neles como pessoas relativamente comuns, que se tornaram extraordinárias por seu esforço. Pois, a maioria das pessoas, dá mais valor aos dotes naturais do que à capacidade adquirida.”
Quando pensamos em super heróis e poderes incríveis, associamos apenas as habilidades que o ser possui ou adquire ao nascer, mas deixamos de lado uma boa parcela de pessoas que se destacam e crescem de forma gradativa, de acordo com os conhecimentos que desenvolvem ao longo do tempo.
O Mindset de Crescimento trata exatamente disso. Do indivíduo comum que busca aprimorar suas habilidades, que não tem medo dos erros e está ciente de suas limitações, mas não deixa de se dedicar e buscar crescimento, por frustrações e inseguranças.
Em seu livro, Dweck faz uma comparação: pessoas com mindset fixo, que não desenvolvem suas capacidades e se apegam a crenças limitantes, e o mindset de crescimento, quem busca o seu melhor sempre, um ser mutável que se desenvolve e aprende com erros e experiências.
“Em algumas culturas, as pessoas achavam que era preciso aceitar a situação de cada um na vida. Sem tentar ir além”
Esse pensamento limitante interfere não só na vida pessoal e social dos indivíduos, mas impede a ascensão profissional, dominando pensamentos e ações a fim de impedir possíveis frustrações ao longo do caminho.
Dentro das empresas, podemos encontrar os dois tipos de funcionários e até mesmo em cargos de liderança. Líderes com mindset fixo, são altamente críticos e tóxicos, pois não colaboram para o crescimento da equipe e atribuem a culpa à algo ou alguém quando fracassam, nunca admitem os próprios erros e mantém sua gestão em torno de resultados, sem dar a devida atenção e valor aos processos.
Como assumir a postura de mindset de crescimento?
Empresas e gestores orientados pelo mindset de crescimento são mais abertos a inovações e mudanças, se mostram prontos a aprender, assumem riscos, superam desafios, reconhecem suas falhas como parte de um importante aprendizado. Por esse motivo, são mais criativos, comunicativos, sabem se reinventar e conseguem se manter calmos e centrados frente a crises e adversidades, pois confiam nos processos e em sua capacidade.
Todo indivíduo tem a habilidade de nortear seu crescimento, sem manter-se estagnado, mas em constante movimento, adquirindo uploads novos e analisando outros pontos de vista, de forma receptiva e estimulante.
Um líder não precisa se mostrar rígido, intolerante ou autoritário para conseguir o respeito e colaboração de sua equipe, pelo contrário. Esses fatores podem contribuir para a propagação de ruídos na comunicação, dificultando bons relacionamentos e impossibilitando a inovação e crescimento, tanto da empresa quanto dos próprios colaboradores.
Se mostrar aberto a ideias e intervenções, entregar críticas e elogios construtivos e instigantes, admitir erros e incapacidades, permitindo-se pedir ajuda e aprender de forma humilde e interessada. São apenas os primeiros passos para uma gestão de sucesso. Quando a equipe está unida e caminha no mesmo ritmo, o crescimento é inevitável.
Para facilitar este processo, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para essa construção de uma mentalidade mais empreendedora e uma cultura voltada para o mindset de crescimento:
- Ouça opiniões e solicite contribuições dos colaboradores. Uma reunião semanal para troca de feedback e realinhamento é o ideal;
- Elogie e reconheça de forma sincera os esforços dos profissionais por suas realizações;
- Aceite os erros como parte do aprendizado, buscando sempre melhorar e tornar cada experiência uma lição;
- Crie oportunidades de crescimento dentro da empresa, de forma a instigar o melhor de cada um;
- Foque no desenvolvimento contínuo do grupo e não só de talentos específicos;
- Estimule as relações interpessoais positivas;
- Desenvolva a postura de orientação de seus líderes, para que se tornem bons mentores;
- Mantenha um olhar de empatia sobre tudo e todos, afinal não é fácil lidar com pessoas tão diversas.
Suas ações e a forma como se comunica fazem toda a diferença no ambiente corporativo. Neste sentido elencamos também a necessidade de uma cultura clara e reforçada entre todos, para que a comunicação e o desenvolvimento dos colaboradores e dos projetos estejam em sinergia.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre desenvolvimento profissional e soluções empresariais? Siga o Grupo Novus nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.
Veja também: Falhas de comunicação: saiba como evitar na sua empresa.