Falhas de comunicação: saiba como evitar na sua empresa

falhas de comunicação

Você já parou para pensar no impacto das falhas de comunicação para a rotina de trabalho da sua empresa? Uma orientação dada e que não foi clara o suficiente, pode, por exemplo, colocar a perder toda a negociação com um cliente.

Mas esse é um dos possíveis cenários. As falhas de comunicação prejudicam o engajamento entre as equipes, afastam lideranças e colaboradores, impactam na qualidade do trabalho executado e até nos objetivos do negócio.

Pequenas falhas podem ter consequências muito maiores do que você imagina, principalmente porque é comum não dar tanta importância a elas quando acontecem. De fato, a rotina de uma empresa é cheia de desafios, e muitos gestores têm o costume de não enxergar a comunicação como uma prioridade.

Vamos entender melhor quais são as falhas de comunicação e o que pode ser feito para que elas não se tornem um problema maior? Continue lendo e confira nossas dicas!

Importância da comunicação nas empresas

Não é novidade para ninguém que ter uma empresa de sucesso significa ter uma equipe incrível. Uma equipe incrível, por sua vez, é constituída por pessoas que gostam do que fazem e sabem da importância do seu papel ali dentro.

O fio que une as pessoas em torno de um mesmo propósito é a comunicação. Sendo assim, seja no modelo de trabalho presencial ou remoto, é importante que todos dentro de uma empresa estejam alinhados quanto: 

  • Ao que fazer
  • Por que fazer
  • Como fazer

Você já pensou nisso? 

Quando as respostas a essas perguntas não são claras o bastante, é natural que cada pessoa se comporte de um jeito, já que cada um de nós é único e tem uma bagagem cultural própria.

A longo prazo, isso pode impedir que a organização avance em termos de desenvolvimento. Imagine essa situação em um formigueiro, por exemplo. Todas as formigas precisam trabalhar de forma ordenada durante o verão para atingir o mesmo objetivo — estocar comida para o inverno. 

Caso elas não entendam a sua importância e façam o que bem entenderem durante esse período, passeando por aí sem rumo, é bem provável que no inverno não haja comida suficiente.

No contexto corporativo, isso pode facilmente se tornar um problema real, principalmente se a gestão não se comprometer a desenvolver um plano de comunicação.

Ou seja, é preciso ter um plano de ação para comunicar as metas da empresa aos colaboradores, assim como para reforçar os valores do negócio.

Principais falhas de comunicação e como evitar

Para ter um plano de comunicação eficiente, você precisa saber quais são as falhas de comunicação mais comuns e como você pode evitá-las ao executar seu planejamento. Por isso, aqui listamos os principais erros que você não deve cometer:

Não conhecer seus colaboradores e funções

Seus colaboradores são pessoas com uma vida fora da empresa, sonhos e metas pessoais. Você sabe de onde essas pessoas vêm? Para onde elas querem ir? Ou ainda, entende que tipo de abordagem é necessária para que elas entendam o que você quer dizer?

O contexto é muito importante na comunicação. É comum que empresas contem com colaboradores de diferentes níveis de escolaridade, por exemplo. Isso faz com que uma comunicação muito robusta possa não ser compreendida por quem tem um vocabulário mais simples.

Outra situação é a diferenciação entre departamentos, tal como termos muito técnicos e específicos do setor de TI, que podem ser totalmente complexos para quem trabalha com atendimento.

Sendo assim, conheça a fundo o perfil das pessoas que trabalham com você e saiba como se dirigir a elas de acordo com as funções que desempenham.

Pouco investimento em ferramentas e canais de comunicação

Lembra que mencionamos que muitos empresários não encaram a comunicação como uma prioridade? Pois bem, o segundo exemplo de falhas de comunicação tem a ver com isso.

Em muitos casos, a comunicação interna se resume a comunicados esporádicos e sem muito alcance. Isso faz com que boa parte dos funcionários sequer saiba o que acontece dentro da empresa, especialmente se for uma organização de grande porte.

Por isso, é preciso apostar em diversos canais, como intranet, newsletter, mural, manual do colaborador e e-mail marketing, para citar alguns. 

Mais do que isso, vale a pena pensar na interatividade dos formatos. Redes sociais corporativas e caixas de sugestões são algumas possibilidades que permitem que os profissionais interajam com a empresa e com os colegas. Isso cria um sentimento de comunidade e união, aproximando as pessoas que trabalham na sua empresa.

Não praticar o feedback constante

O feedback é uma importante ferramenta de comunicação. Através dele, os profissionais podem alinhar expectativas com seus superiores, conhecendo seus pontos fortes e pontos de melhoria.

É fundamental desenvolver e trabalhar uma cultura de feedback. Os gestores devem dar esse retorno no dia a dia, de forma natural e empática, contribuindo para o desenvolvimento do profissional. 

Da mesma forma, outra questão importante é a abertura que as lideranças dão aos colaboradores, para que eles também falem. Ou seja, é preciso dar voz aos profissionais e deixar que eles exponham suas dúvidas, inseguranças e desejos. 

O feedback é uma troca e deve ser parte da cultura organizacional.

Identificou alguma dessas falhas de comunicação na sua empresa? Entenda ainda o que é endomarketing e qual a sua importância para uma empresa.

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