Quer vender mais? Conheça 5 erros que podem estar prejudicando seu faturamento!

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Vender mais é sempre um desafio, especialmente em um contexto de mudanças tão constantes. Diversos fatores influenciam o comportamento do consumidor a todo momento, o que exige das empresas um olhar cada vez mais crítico sobre seu público.

Sendo assim, se você não encara a venda como um processo estratégico, dificilmente vai conseguir se ajustar ao mercado. Como consequência, o faturamento da empresa sente o impacto.

Mesmo para quem tem um negócio relativamente promissor, muitas vezes as vendas ficam estagnadas e o faturamento não cresce. Esse também é o momento de virar a chave e rever como você está estruturando seu processo comercial.

Que tal começar conhecendo e entendendo os erros que podem estar barrando o aumento do seu faturamento? Aqui listamos o que você precisa avaliar (e quem sabe, corrigir) para vender mais! Acompanhe:

1. Pouco conhecimento sobre o mercado

Uma empresa de sucesso é aquela que se estrutura com base em um planejamento estratégico e financeiro. 

Ou seja, além de entender quais são seus objetivos, forças e fraquezas, o ideal é que você também faça um estudo de mercado. É então que, identificando e avaliando as oportunidades, você poderá utilizá-las para montar o seu plano de negócios.

Mas sabemos que nem sempre é assim. Muitas vezes o empreendedorismo começa com uma ideia empolgante sendo colocada em prática, sem pensar muito nos detalhes. Ou ainda, pode até ser que o faturamento seja bom no início, mas não demora muito para que as coisas comecem a sair do controle.

Em outras palavras, muitos empresários não conhecem o mercado em que atuam. Mais do que isso, mesmo aqueles que fizeram esse estudo precisam estar constantemente se atualizando, avaliando as mudanças e identificando possibilidades de melhoria.

Portanto, se você não se preocupa em entender qual problema o seu negócio resolve e qual o tipo de público que sofre com esse problema, é hora de mudar.

Leia bastante, converse com pessoas da área e peça a ajuda de especialistas, se for o caso. Entender quais são as melhores práticas de gestão empresarial também é importante para vender mais.

2. Ausência de uma estratégia de vendas

Vender não é sorte, é método. As empresas hoje se dedicam a elaborar estratégias completas, que compreendem desde o entendimento do cliente ideal até a definição da abordagem comercial.

Isso inclui definir as ferramentas necessárias para executar o método, esclarecer as responsabilidades de cada profissional envolvido no processo e definir métricas que permitam acompanhar os resultados. 

Não trabalhe com base na intuição. Pelo contrário, invista em Marketing Digital e entenda as estratégias de Inbound Marketing e Inbound Sales. Esteja presente em diversos canais e divulgue seu produto para quem realmente precisa do que você oferece.

3. Pouco ou nenhum investimento em tecnologia

Não é difícil encontrar por aí empresários que estão em sua zona de conforto e pensam que investir em tecnologia não é tão importante. 

E aqui nem se trata de grandes mudanças, mas pequenas adaptações operacionais que já impactam na produtividade, como substituir o papel por arquivos digitais.

Além dos canais digitais, que permitem que a divulgação do seu produto ou serviço alcance um número muito maior de pessoas, também existem ferramentas que facilitam o acompanhamento estratégico. 

Softwares de gestão de funil de vendas e controle comercial da equipe de vendedores, por exemplo, fornecem informações importantes sobre o desempenho do seu negócio e o que você pode fazer para vender mais.

4. Despreparo do time de vendas

Mesmo que você tenha uma boa estratégia de vendas, pode ser que seus resultados não sejam satisfatórios devido a uma equipe de baixa performance. Os vendedores têm um contato direto com o cliente e a abordagem deles precisa estar alinhada com todo o método.

Essas pessoas devem conhecer a empresa, seus objetivos e todo o processo comercial, dominando a técnica e mantendo um bom relacionamento com os colegas.

Ao invés de pressionar esses colaboradores por resultado, que tal investir em treinamento? Criar uma rotina de capacitação é uma ótima maneira de mostrar que se importa com o desenvolvimento profissional dos funcionários, além de contribuir para a motivação deles.

Sendo assim, procure ajudar sua equipe a aprimorar as técnicas de prospecção e negociação.

5. Gestão financeira ineficiente

A gestão financeira é um dos pilares do sucesso de uma empresa. Sem ela, não é possível ir adiante com nenhuma das melhorias apontadas acima. 

O departamento financeiro é o responsável por apontar o capital disponível para investir em ações práticas de melhoria, além de garantir a sobrevivência do negócio em períodos de crise.

Portanto, administre bem o seu fluxo de caixa e seja estratégico na alocação dos recursos, sempre avaliando o retorno financeiro de cada investimento. 

Preparado para fazer sua empresa vender mais? Continue acompanhando as nossas dicas e confira também como ser um empreendedor de sucesso!

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