Networking empresarial: por que preciso manter uma rede de contatos?

networking empresarial

Ultimamente todo mundo fala sobre networking no cenário corporativo. Ter e interagir com uma rede de contatos pode ser muito importante para o seu negócio, contribuindo para o seu crescimento. É por isso que hoje vamos falar sobre networking empresarial.

Você já deve ter ouvido aquela teoria que diz que todos estamos conectados dentro de um círculo de 6 pessoas. Segundo essa ideia, conhecendo 6 pessoas você está ligado a qualquer pessoa do mundo, ainda que em diferentes níveis.

Mas qual a importância disso? Como desenvolver essas conexões e trabalhar o networking empresarial? É sobre isso que vamos falar ao longo do texto, então acompanhe!

O que é networking empresarial?

O networking (ou network) nada mais é do que uma rede de contatos. Essa é hoje uma importante ferramenta que profissionais utilizam para encontrar emprego e para trocar conhecimento com pessoas da mesma área de atuação. 

Não é atoa que o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo, conectando profissionais de todas as partes do globo com apenas um clique. 

No caso do networking empresarial, estamos falando de empreendedores que buscam interagir com pessoas com quem tenham interesses em comum. O objetivo, nesse caso, vai além da troca de conhecimento: é possível expandir o negócio, conquistando novos parceiros e clientes.

Qual a importância do networking empresarial?

Por mais experiente que um empresário ou gestor seja, é preciso entender que o mundo está passando por transformações constantes e cada vez mais rápidas. 

A tecnologia acelerou a transformação digital e impactou a sociedade, as relações pessoais e de trabalho, a forma como as negociações são feitas.

Tudo isso exige se ajustar a um acelerado ciclo de adaptações, o que nem sempre é fácil. Inevitavelmente, muitos desafios surgem em contextos totalmente inesperados, como o que se viu com a pandemia da Covid-19, por exemplo.

Pensando nisso, encontrar as respostas para todos os questionamentos que surgem e encontrar soluções ágeis para lidar com situações de risco podem ser tarefas muito difíceis de se executar sozinho.

O networking empresarial, por outro lado, permite conversar com pessoas que estão enfrentando os mesmos desafios que você e que já pensaram em possibilidades para vencê-los. Ou seja, essa troca abre espaço para insights valiosos que vão sendo lapidados até que ideias inovadoras sejam criadas.

Em resumo, é uma forma de encontrar soluções enquanto reafirma a sua presença no mercado e conhece pessoas que podem contribuir com o crescimento da sua empresa.

Dicas para um networking empresarial de sucesso

Diferente do que você pode estar pensando agora, o networking empresarial não é sobre conhecer muitas pessoas. Criar e interagir com uma rede de contatos relevante é algo que precisa de estratégia e dedicação, caso contrário você vai estar perdendo o seu tempo.

Por isso separamos para você uma lista com as principais dicas para fazer um networking empresarial de sucesso. Confira:

Não espere precisar de ajuda

Um erro muito comum dos profissionais e empreendedores é só buscarem networking quando a situação está complicada e precisam da ajuda de terceiros. 

O ideal é buscar contatos relevantes para você e seu negócio antes mesmo de surgir a necessidade, afinal, é muito chato procurar alguém só quando precisa de alguma coisa, concorda?

Quantidade não é qualidade

Uma rede de contatos forte nem sempre é aquela com muitos contatos. O que mais importa é a qualidade das conexões, de que forma elas podem contribuir para seus objetivos, direta ou indiretamente. Portanto, não saia gastando o seu tempo com qualquer pessoa, analise criticamente quem vale a pena!

Busque relações de longo prazo

Um outro erro é analisar contatos pensando de que forma eles podem te ajudar de imediato. Nem sempre suas conexões vão poder te ajudar naquele momento e o inverso também vai acontecer.

Pense em construir relações que, a longo prazo, vão contribuir com sua empresa, mas não apenas com soluções práticas. Conhecimento e insights também são muito bem-vindos.

No networking os resultados podem demorar um tempinho para aparecer, mas não desista. Nada é imediato, mas você poderá colher bons frutos no futuro.

Saiba ouvir

Relacionamentos consistentes são construídos quando você é capaz de ouvir com atenção o que o outro está dizendo. Não queira mostrar que sabe mais ou que sua opinião é mais importante.

Lembre-se que o objetivo principal é aprender com as experiências de colegas de mercado e incorporar soluções para o seu negócio. Dê abertura para que essas pessoas queiram se comunicar com você.

Invista na sua visibilidade

É muito importante ser ativo e trabalhar espaços que servirão como vitrines para você e seu negócio. Por isso, busque participar de eventos da área e encontros sociais que reúnam empreendedores de outros segmentos também. 

Além disso, mantenha um perfil ativo na rede, compartilhando ideias que fazem sentido para você e que reflitam os valores do seu negócio. Essas atitudes vão fazer com que você e sua marca tenham uma presença forte e marcante no seu círculo de contatos.

Gostou das nossas dicas sobre networking empresarial? Confira também 6 critérios para avaliar na escolha de empresas parceiras!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário