O que é consórcio e como funciona a contratação?

o que é consórcio

Já ouviu falar nesse termo, mas ainda não sabe o que é consórcio? Essa é uma excelente alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria ou está planejando comprar um carro novo. 

Esse é um sistema acessível, que se ajusta ao seu planejamento financeiro e te permite pagar parcelas que cabem no seu bolso, sem a necessidade de se preocupar com juros abusivos.

Quer entender melhor o que é consórcio e como ele funciona? Aqui vamos te explicar melhor esses detalhes e o que você precisa fazer para contratar o seu. Acompanhe!

O que é o consórcio?

O consórcio é um modelo que surgiu nos anos 60, como uma alternativa aos empréstimos e financiamentos oferecidos pelos bancos. Além das condições muito limitadas na época, os juros não eram nada atrativos.

Sendo assim, a proposta do consórcio é reunir um grupo de pessoas com um objetivo em comum, onde cada um paga um valor fixo mensal até que todos possam ter acesso aos bens ou serviços desejados. 

É uma espécie de autofinanciamento.

Como funciona o consórcio?

O consórcio é intermediado por uma empresa administradora, autorizada pelo Banco Central do Brasil. 

Essa administradora oferece uma cartela diversificada de planos, com parcelas, prazos para pagamento e valor da carta de crédito. Assim, o cliente pode escolher qual opção se encaixa melhor na sua necessidade e orçamento, adquirindo a chamada cota de consórcio.

O valor acumulado no fundo comum serve para fazer as contemplações, ou seja, o momento em que a carta de crédito é concedida a um dos integrantes.  

Essa carta de crédito nada mais é do que um documento que confere ao consorciado o poder de adquirir ou contratar um serviço pelo valor estipulado no fechamento do acordo.

O que são os lances no consórcio?

Os lances configuram uma das formas de antecipar a sua contemplação, sendo uma alternativa aos sorteios (em que os integrantes contam apenas com a sorte para ter acesso à carta de crédito). 

Funciona assim: você faz uma oferta em dinheiro, que corresponde ao adiantamento das suas parcelas. Assim, quem fizer a maior oferta será contemplado primeiro.

O lance pode ser fixo ou livre:

  • Fixo: o valor do lance é previamente fixado, considerando um percentual da carta de crédito que, em geral, pode variar de 25% a 50%;
  • Livre: o consorciado pode escolher o valor, desde que respeite os termos definidos pela administradora do consórcio.

Como são coordenados os lances e sorteios?

Para que todos os integrantes do consórcio fiquem cientes das contemplações, existem as assembleias mensais com todos os envolvidos. Elas ocorrem durante todo o prazo de vigência do contrato e são nelas que ocorrem os lances e sorteios.

Esses encontros também são importantes para discutir assuntos de interesse dos consorciados e para que a administradora repasse informações importantes ao grupo.

E se houver atraso no pagamento?

Um dos maiores mitos sobre consórcios é de que o consorciado perde o valor investido se atrasar alguma parcela. Não é bem assim.

Basta analisar com cuidado as condições da administradora no fechamento do contrato. Mas, em geral, as penalidades se resumem a multas e juros, assim como com o impedimento da participação nos sorteios periódicos e ofertas de lances.

De qualquer forma, procure estar financeiramente organizado para dar início ao compromisso com um consórcio.

Quais os benefícios de contratar um consórcio?

Agora que você já sabe o que é consórcio, é hora de falar dos benefícios. 

O consórcio é um investimento seguro e que se adequa ao seu planejamento financeiro. Ele permite que você realize seu sonho de uma forma muito mais simples e organizada.

A carta de crédito equivale a um pagamento à vista, ou seja, é como se você estivesse negociando com o dinheiro em mãos. Isso permite que você tenha acesso a benefícios muito maiores no momento de fechar a proposta com o vendedor daquele imóvel que você sempre quis ter.

Além disso, o contrato é flexível. Ou seja, no consórcio de imóveis, por exemplo, você pode utilizar sua carta de crédito para uma casa, apartamento, sala comercial, construção e até reformas. 

Já no caso do consórcio de automóveis, você tem tranquilidade para optar pela compra de um carro ou uma moto, é uma escolha feita de acordo com a sua necessidade naquele momento da sua vida.

Este conteúdo foi útil para você? Confira também 4 modalidades de seguro para ter uma vida mais tranquila.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário