7 dicas para ser um empreendedor de sucesso em 2021

empreendedor de sucesso

Ser um empreendedor de sucesso hoje pode ser um grande desafio, considerando toda a volatilidade do mercado e os impactos causados pela pandemia. Mas acredite, essa está longe de ser uma tarefa impossível!

Sabe qual o segredo aqui? A estratégia. A concorrência só tende a aumentar (novas startups não param de surgir) e crises são inevitáveis, o importante é saber como lidar com tudo isso e se adaptar constantemente às demandas de mercado.

Portanto, se o seu sonho é ter seu próprio negócio e você não quer adiar esses planos, listamos algumas dicas essenciais de como você pode se preparar para dar esse start ainda esse ano.

Quer se tornar um empreendedor de sucesso em 2021? Então continue lendo!

1. Avalie seu perfil empreendedor

Ser empreendedor vai muito além de ter uma empresa. É preciso ter um perfil apto a encarar os obstáculos dessa jornada. 

Sendo assim, é importante ter uma característica de liderança, sempre disposto a lidar com riscos e a aprender sobre assuntos que não domina completamente, mas essenciais para o sucesso do empreendimento.

2. Cuidado na escolha do segmento

Identificou o seu perfil? Ótimo, agora entra outra questão importante: o seu segmento. Isso porque você precisa ter certa afinidade com ele, pois como mencionamos no tópico de cima, você vai ter que estudar muito sobre ele.

Barreiras regulatórias, oportunidades, diferenciais que você pode oferecer… Tudo isso vai te exigir uma dedicação constante. Se você já tiver alguma experiência na área, melhor ainda!

3. Saiba o que te motiva

A vida de empreendedor é cheia de altos e baixos. Ou seja, nem sempre você vai estar satisfeito com o desempenho do seu negócio e os obstáculos podem te desanimar muito. 

O que vai te manter firme nesses momentos é a sua motivação, assim como o seu propósito como empreendedor.

Pense bem sobre o que te fez tomar a decisão de empreender e tenha certeza de que a resposta se alinha à sua personalidade e ao seu estilo de vida. O seu negócio deve ser algo que vai completar você, te proporcionando um sentimento de realização.

4. Procure resolver uma dor do mercado

Por mais que existam diversas empresas por aí, o mercado está sempre descobrindo novas dores. Ou seja, há sempre uma busca constante por soluções e você terá sucesso se conseguir aliar isso com seu propósito e objetivos. 

Dessa forma, reúna o máximo de informações que puder e analise se realmente existe uma maneira viável de trabalhar em cima dessa dor.

5. Tenha um plano de ação

Todo empreendedor de sucesso começa com uma ideia. Mas para que ela se torne realidade, é necessário investir em um plano de ação consistente. 

Se você se deixar levar pelas demandas, é bem provável que acabe sendo engolido por atividades mais urgentes, mas que nem sempre são estratégicas (leia-se “na maioria das vezes”).

Um plano de ação evita que você desvie o foco do que é importante, pois te permite identificar a melhor forma de aplicar os recursos de tempo e dinheiro.

E mais: nada de se planejar por um ano inteiro! Com a pandemia, percebemos que todo um planejamento pode cair por terra de um dia para o outro. Se planeje trimestralmente e fique atento à movimentação do mercado.

6. Invista em marketing digital

O empreendedor de sucesso reconhece que atrair o interesse dos clientes e fazer com que eles entendam o valor do seu produto ou serviço é essencial. 

Ou seja, você precisará se dedicar a conhecer a fundo o perfil de cliente ideal, suas características e preferências de compra. Se comunicar da forma correta com essas pessoas é a chave para que elas decidam escolher você.

Nesse ponto, o marketing digital tem sido estrategicamente essencial, especialmente agora, em que todo mundo está ainda mais conectado.

7. Tenha uma gestão financeira eficiente

Por fim, outro aspecto que a crise da Covid-19 veio reforçar é que empresas que não são estratégicas ao administrar seu capital ficam extremamente vulneráveis. 

É preciso alocar os investimentos com cuidados, otimizar o pagamento de tributos e se precaver contra possíveis imprevistos.

Com essas dicas, você já pode começar a se preparar para ser um empreendedor de sucesso em 2021. Antes de abrir sua empresa, saiba também como funciona a questão do pagamento de impostos.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário