5 dicas para fazer o home office da empresa dar certo

home office


Muitas empresas tiveram que migrar para o home office por conta da pandemia, evitando assim a propagação da Covid-19.

Porém, muitas empresas não estavam familiarizadas com esse modelo de trabalho. Por isso, mesmo após um ano de pandemia, ainda há muita dificuldade em fazer com que a rotina de trabalho remoto dê certo.

Como mesmo com o início da vacinação a perspectiva é de que o distanciamento social ainda seja necessário por tempo indeterminado. Sendo assim, é importante que as empresas se dediquem a fazer o home office dar certo.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para gerir sua equipe e consolidar o home office na sua empresa. Confira!

1. Oriente seu colaborador

Seu funcionário deve ter um ambiente tranquilo para trabalhar. Além disso, ele precisa da segurança de que tem tudo de que precisa para desenvolver um bom trabalho.

Portanto, esteja certo de que tudo está de acordo, pois, a falta de algum item essencial pode comprometer a produtividade de toda a equipe. 

Além disso, deixe claro que, se algo não estiver funcionando ou se tiverem algum problema ao executar suas funções, eles têm a liberdade de falar com você. Assim, será possível encontrar uma solução.

2. Disponibilize o equipamento necessário

O home office demanda alguns itens básicos, como acesso à internet de qualidade, computador, mouse e teclado adequados, assim como uma cadeira confortável e boa iluminação.

Por isso, garanta que seu funcionário tenha acesso a esses itens. Se algum sistema específico for necessário para a execução do trabalho, faça com que ele esteja disponível e funcionando bem.

Da mesma forma, for um programa mais complexo, não deixe de investir em um treinamento para orientar cada profissional sobre o uso dele.

3. Priorize a comunicação

Se a comunicação já é um dos pilares da produtividade no escritório, no home office é ainda mais importante. É fundamental que, mesmo com a distância, a equipe se mantenha unida e engajada. 

Sendo assim, aproveite ao máximo as funcionalidades de sistemas de comunicação como Google Hangouts e Skype, por exemplo. Busque manter contato com seus colaboradores, para que o distanciamento não se torne um problema.

Lembre-se também de manter uma comunicação natural. Ou seja, você não precisa perguntar a todo momento o que o profissional está fazendo, pois isso não é algo que você faz na rotina normal do escritório, certo?

Procure humanizar o relacionamento, buscando entender melhor os desafios dos colaboradores. Em outras palavras, mostre que você está do lado deles e ofereça apoio.

O contato entre profissionais também é importante para que as equipes não se sintam isoladas em suas tarefas. Por essa razão, reuniões em grupo e momentos de happy hour também são essenciais.

4. Organize o trabalho por tarefas

No escritório, todas as equipes se orientam pelo horário de trabalho. Porém, no home office, esse método não é tão eficiente.

Pelo contrário, querer controlar a rotina do seu colaborador e impor que ele siga horários a rigor pode ser um tiro no pé para a produtividade do time.

Isso porque o fator psicológico tem um peso muito maior nesse cenário que estamos vivendo.

Após um ano de pandemia, todos já estão desgastados e a incerteza sobre quando tudo voltará ao normal fica maior a cada dia. 

Por essa razão, a melhor forma de organizar o trabalho é por projetos e tarefas, não se apagando tanto a horários e controle de ponto.

Oriente sua equipe a estabelecer uma rotina. Assim, cada um tem liberdade para cumprir com suas tarefas diárias da forma que considerar mais conveniente.

Isso não só melhora a produtividade, como também transmite confiança aos profissionais. Com isso, se estabelece uma relação de transparência que é benéfica para ambos os lados.

5. Invista em feedback

Por fim, trabalhar no escuro já é angustiante no escritório, no home office isso é ainda pior. Uma vez que não há interação constante no ambiente físico, o clima organizacional fica restrito às reuniões esporádicas.

Consequentemente, isso pode distanciar o colaborador de todo o propósito da empresa.

Nesse sentido, o feedback constante se torna a principal ferramenta de alinhamento. Ele mostra ao profissional sua evolução, assim como o mantém sempre no caminho certo para o cumprimento das metas e objetivos do negócio.

Gostou das dicas para o home office? Confira também o que é endomarketing e qual sua importância para uma empresa.

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