Endomarketing: o que é e qual a sua importância para uma empresa?

endomarketing

Endomarketing tem sido um termo bastante utilizado dentro do meio corporativo. Isso porque, mesmo com a transformação digital em curso, sabemos que o capital humano tem um papel fundamental no sucesso de um negócio.

Sendo assim, é preciso encontrar maneiras de estimular colaboradores e contribuir para que eles trabalhem com a máxima performance. Entender melhor essa proposta e qual a sua importância dentro de uma organização é algo indispensável.

É por meio desse conhecimento e entendimento que a gestão pode traçar estratégias e aplicar ações que de fato tornem o endomarketing uma realidade na rotina de trabalho.

Quer saber mais? Continue lendo, pois a seguir abordaremos tudo sobre esse assunto!

Afinal, o que é endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é considerado o conjunto de ações de comunicação e engajamento dentro de uma empresa. 

Enquanto o marketing “tradicional” tem foco no cliente externo para vender seu produto ou serviço, o endomarketing se volta aos colaboradores e todos que fazem parte do negócio.

Porém, mais do que apenas utilizar conceitos do marketing, essa estratégia também conta com características da administração e da gestão de recursos humanos. A partir dessa relação, cria-se uma comunicação assertiva e alinhada.

Seu objetivo é conquistar o primeiro cliente, o interno. Portanto, busca promover ações que façam com que os colaboradores percebam sua importância no crescimento da empresa. Assim, todos se sentirão satisfeitos e empenhados em suas atividades.

Trabalhe internamente para trazer o funcionário para o seu lado, faça com que ele vista a camisa da empresa. Valorize seu trabalho e ele se sentirá valorizado pela organização.

É importante dizer que o endomarketing não é feito de ações isoladas e pontuais. Para além disso, é preciso ter consistência, planejamento e acompanhamento de resultados, encarando o processo como algo contínuo e de melhoria constante.

Quais os benefícios desse marketing interno?

Cada empresa pode ter uma relação de ganho-ganha diferente com seu trabalhador, dependendo dos seus objetivos. 

Por outro lado, é possível afirmar que existe uma série de benefícios que impactam direta e positivamente nos resultados do negócio. Dentre eles, os principais são:

Retenção de talentos

Um dos benefícios de implementar o endomarketing é o aumento da capacidade que a empresa tem de reter talentos. E olha que esse é um super desafio para as corporações, devido à competitividade do mercado. 

Justamente por conta do foco nos colaboradores e as ações de incentivo e motivação, esses profissionais não se sentem atraídos pela ideia de ir para outra empresa. 

Sendo assim, ao criar nas equipes esse sentimento de que estão trabalhando no melhor lugar, a empresa deixa de ter gastos com a rotatividade de pessoal (demissões, processos seletivos e novas contratações).

Motivação da equipe

Utilizar o marketing interno de forma adequada e integrada faz com que os colaboradores se sintam valorizados, satisfeitos e muito mais felizes em seu ambiente de trabalho.

O trabalhador se sente apreciado e grato a ponto de dar mais de si. Ele já não se sente um mero objeto para obtenção de lucro da corporação, por isso está mais engajado.

A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao sentirem que estão em um ambiente de trabalho que se preocupa com seu bem estar.

Em outras palavras, a empresa torna a realização de tarefas mais simples e cria uma sensação de motivação contínua, refletindo na produtividade.

Aumento das vendas e oportunidades

Uma empresa que conta com funcionários bem treinados, motivados, engajados e frequentemente capacitados, certamente será mais produtiva.

Dessa forma, ela expande suas atividades e aumenta também seus lucros. Se tratando de seus resultados em relação aos clientes externos, a empresa gera também mais vendas e oportunidades de negócio.

Alinhamento de objetivos

Ele também auxilia no alinhamento de objetivos organizacionais com as pessoas envolvidas, uma vez que a empresa tem a chance de estreitar o relacionamento.

Isso vale tanto para as pessoas de um mesmo departamento, quanto de setores diferentes.

Todos formam um só organismo que precisa se unir para dar vida à empresa, melhorando o clima organizacional. Junto a isso, o espírito de equipe surge como consequência natural de uma comunicação mais eficiente.

Adoção de uma cultura de inovação

Quando o talento compreende o objetivo da empresa em que atua e se vê parte importante disso, ele se sente mais aberto a contribuir com a evolução de todo o processo.

Aliando isso ao engajamento, participação e comunicação, o resultado culmina em novas ideias e sugestões, que partem espontaneamente dos funcionários.

Quanto mais profissionais sentirem a necessidade de se expressar, mais a empresa poderá se beneficiar disso. Isso porque o potencial criativo de todos passa a ser melhor aproveitado e cria-se uma cultura de inovação no ambiente interno.

Criação de diferencial competitivo

Por fim, sem dúvidas a empresa cria um forte diferencial. Além de melhorar seu relacionamento com colaboradores internos, ela se apresenta ao mercado como uma empresa desejada, onde grandes talentos querem trabalhar.

Isso permite que novos profissionais façam parte dos times, sempre pensando no fit cultural e no engajamento. Ademais, a cultura interna fica mais forte e isso se reflete na qualidade dos produtos e serviços, encantando também clientes. 

Essa é uma prática ainda pouco utilizada por empresas de pequeno e médio porte. Por isso, a empresa que adota essa estratégia sai na frente de seus concorrentes, se destacando.

Como funciona o endomarketing na prática?

Deixando a teoria um pouco de lado, não podemos deixar de mencionar as práticas que fortalecem o endomarketing dentro de uma empresa. 

Novamente, por se tratar de uma estratégia, é natural que cada organização tenha seus próprios métodos. 

Ainda que não exista uma fórmula pronta para ter um endomarketing de sucesso, podemos citar os diferentes focos de iniciativa que constroem uma estratégia consistente:

Capacitação profissional

São iniciativas que visam aprimorar as habilidades dos colaboradores. Investir em treinamentos, palestras, workshops, investir na formação para lideranças e gestores e auxiliar na obtenção de certificações profissionais são as principais ações do gênero.

Reconhecimento

Muitas vezes as empresas se esquecem de reconhecer o sucesso de seus colaboradores. No entanto, essa é uma atitude fundamental para fortalecer a motivação de cada profissional e também do time como um todo.

Sendo assim, vale apresentar cases de sucesso internos, parabenizar profissionais que se destacam e até criar um programa de bonificação por desempenho.

Integração

O senso de trabalho em equipe também se fortalece por momentos de descontração entre os times. 

Por isso, apostar em eventos internos (inclusive com as famílias), happy hours, comemorações, grupos de estudo e incentivar a prática de atividade física em conjunto são boas ações para esse objetivo.

Até mesmo disponibilizar uma sala de descanso ou jogos para intervalos do trabalho é uma boa ideia, pois simples momentos de diálogo e troca de experiências já fazem toda a diferença.

Carreira

A empresa que estabelece um plano de carreira sólido e faz com que todos tenham conhecimento sobre ele passa uma sensação de segurança e estabilidade. Afinal, isso é o que todo profissional procura, não é mesmo?

Comunidade

Uma ótima ideia é convidar seus colaboradores a ajudarem na arrecadação de doações, trabalhos voluntários, doação de sangue e outras ações solidárias. Essas atitudes fortalecem o espírito de comunidade entre os profissionais.

Produto

Os seus colaboradores são seus primeiros clientes. Sendo assim, por que não organizar apresentações e treinamentos sobre seus produtos e serviços? 

Invista em testes, sessões de dúvidas e até lançamentos em primeira mão para os funcionários.

Benefícios

Existem diversos benefícios que podem ser oferecidos além do salário e que agregam diferencial a uma empresa. Além dos tradicionais vale-alimentação e refeição, muitas empresas oferecem plano de saúde, seguro de vida e até previdência privada.

Portanto, qual o sentido de ficar na mesmice? Use a criatividade e ofereça novas possibilidades aos seus colaboradores!


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