Tipos de seguro: os mais indicados para você empresário

tipos de seguro

A vida é cheia de imprevistos. Muitas vezes eles não podem ser evitados, mas sim minimizados. Estar preparado para enfrentar as mais diversas situações garante que você consiga sair dela sem sofrer tantos danos. É por isso que existem diferentes tipos de seguro, uma proteção contra riscos.

No caso de empresários, investir em seguros é ainda mais importante. Uma empresa despreparada pode sofrer prejuízos irreparáveis e não conseguir se reerguer deles. 

Pensando em uma gestão de riscos eficiente, o empresário deve buscar conhecer e entender o funcionamento de cada seguro. Assim, ele poderá investir nas modalidades que melhor o atendem e protegem seu patrimônio.

Quer saber mais? Continue lendo!

Como funciona um seguro?

Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é um seguro e como ele funciona. O seguro é um contrato firmado entre uma pessoa ou empresa (segurado) e uma seguradora. 

Esse documento (chamado de apólice) estabelece qual o bem material ou o patrimônio que estará protegido em caso de acidentes e respectivos danos. As condições do acordo e o valor que será pago caso os riscos (ou eventos) se concretizem também estão inclusas nele.

O segurado precisa realizar o pagamento do prêmio para ter direito a ele caso o seguro seja acionado (sinistro). O pagamento pode ser mensal, anual ou único, dependendo das condições acordadas.

O segurado não tem direito a receber de volta esse valor investido, mesmo que o seguro não seja acionado durante o período de vigência do contrato assinado. Isso só é possível para seguros resgatáveis.

No geral, essas são características principais de um seguro, mas existem variáveis que dependem do tipo de seguro e seguradora. Portanto, o ideal é ficar bem atento aos detalhes antes de fechar o acordo.

Tipos de seguro para empresários

Agora que você já sabe como funciona o acordo de seguro, preparamos também algumas indicações de tipos de seguro que melhor atendem a empresários que querem proteger seu patrimônio.

São eles:

Seguro empresarial

O nome já diz tudo. O seguro empresarial é essencial para o empresário, pois é pensado especificamente para as necessidades e riscos da pessoa jurídica.

Com ele, você tem a liberdade para paralisar as atividades, seja de forma integral ou parcial, devido a danos ou perdas. Além disso, a segurança e suporte para dar a volta por cima em casos extremos é outro benefício importante para quem contrata esse tipo de seguro.

Ele geralmente cobre todo o patrimônio da empresa, incluindo móveis, equipamentos, utensílios, máquinas, veículos, entre outros.

Seguro de vida

O seguro de vida é indicado para qualquer pessoa, especialmente para você empresário, que necessita estar assegurado contra quaisquer imprevistos. 

Com o seguro de vida, você pode também proteger seus familiares no pior cenário, pensando sempre em seu conforto e bem-estar. Esse seguro consiste na proteção econômica e financeira do segurado e de sua família. 

Com essa modalidade, você garante a estabilidade financeira do grupo familiar mesmo nos momentos mais difíceis, já que a apólice assegura uma indenização ao beneficiário em caso de falecimento do segurado.

Seguro de responsabilidade civil

Essa modalidade de seguro é de extrema importância enquanto você como profissional, especialmente no caso dos autônomos. 

Erros acontecem, mas às vezes as consequências são pesadas demais. Por isso, estar assegurado contra possíveis falhas humanas é muito importante.

O seguro de responsabilidade civil pode ser acionado imediatamente. Ele se adequa às mais diversas situações e paga uma indenização ao segurado mediante danos que não foram intencionais, sejam eles corporais ou materiais causados a terceiros.

Seguro de vida em grupo

Nenhuma empresa está livre de acidentes durante o expediente, algumas são mais propícias, outras não. 

Para o empresário, estar protegido contra esse tipo de situação é obrigatório. Ele sabe o valor de proteger seus colaboradores e não precisar se preocupar, estando preparado para quase tudo. 

Essa modalidade é oferecida por empresários a funcionários como um benefício, abrangendo uma cobertura contra acidentes e doenças que resultem em morte ou invalidez.

Este conteúdo foi útil para você? Confira também as 5 modalidades de seguro mais contratadas.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário