Gestão financeira terceirizada: conheça todas vantagens

gestão financeira terceirizada

O setor financeiro do seu negócio é parte vital do empreendimento. Pensando em melhorar cada vez mais o desempenho desse departamento e alcançar vantagem competitiva no mercado, muitas empresas hoje investem na gestão financeira terceirizada. 

Por outro lado, há quem ainda tenha receio de investir nessa modalidade, especialmente microempreendedores, que dispõem de recursos limitados e precisam ter atenção redobrada quando o assunto é o caixa da empresa.

Mas a terceirização é sim sinônimo de diversas vantagens, que precisam ser mencionadas e avaliadas antes que essa possibilidade seja rejeitada. Vamos entender melhor como ela funciona e quais são seus benefícios, afinal? Continue lendo e acabe de uma vez por todas com essa dúvida!

Como funciona a gestão financeira terceirizada?

A gestão financeira terceirizada, também chamada de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro, ocorre quando a empresa delega todas as atividades desse setor a uma parceira especializada.

Assim, a gestão pode focar nos seus verdadeiros objetivos e metas, contando com expertise da contratada para administrar o fluxo de caixa da melhor forma possível.

A terceirização de serviços é uma tendência cada vez mais forte, justamente por permitir que o negócio direcione sua atenção para suas principais demandas, sem deixar atividades importantes de lado. 

Pelo contrário, transferindo a responsabilidade para uma empresa especializada, você garante uma tranquilidade muito maior. Isso porque toda a equipe contará com o know-how necessário para traçar estratégias ainda mais direcionadas dentro do setor, aumentando sua performance.

Em razão disso, diversos setores já estão sendo terceirizados, como TI, contabilidade, RH, logística, estabelecendo processos integrados à empresa.

As vantagens da gestão financeira terceirizada

Colocar uma outra equipe para cuidar do financeiro do seu negócio pode não parecer tão vantajoso, mas acredite, é! Muitas empresas já estão inclusive terceirizando a gestão financeira e contábil por meio de uma mesma prestadora de serviços, integrando ambas as estratégias em uma só.

Mas o que exatamente você ganha com essa contratação? Aqui separamos os benefícios que você precisa conhecer:

Aumento da produtividade

Com a gestão financeira terceirizada, você ganha mais tempo e pode investi-lo em questões estratégicas. Essa tem sido uma troca muito bem vista e aceita por empresários experientes. 

O BPO financeiro permite que você invista, por exemplo, na prospecção de clientes novos, melhoria do produto ou serviço e no crescimento da sua empresa. 

Redução de custos operacionais

Com a terceirização do setor financeiro, você tem acesso a uma equipe enxuta, capacitada e que gera menos gastos.

Isso porque todo o processo de contratar uma equipe interna acaba sendo muito custoso, considerando o tempo de elaboração de processos seletivos, entrevistas, contratação, treinamento, e os encargos da folha de pagamento.

O fato de contratar uma equipe personalizada por um valor fixo e não precisar se preocupar com nenhum outro aspecto relacionado a ela, é uma grande vantagem competitiva, pois otimiza toda a gestão.

Melhoria da estruturação financeira

O equilíbrio financeiro é uma das prioridades de qualquer empresa e precisa estar sob constante monitoramento. Por isso, essa talvez seja a vantagem mais óbvia, mas certamente uma das mais importantes.

Com um escritório especializado, a organização financeira do seu negócio permite se adaptar à realidade e planejar futuros gastos, bem como traçar estratégias de rentabilidade aprofundadas.

Garantia da flexibilidade interna

O mercado vive em constante mudança e desenvolvimento. Por isso, uma característica crucial de um bom empreendedor é analisar as tendências e segui-las, seja para ir de encontro, ou sentido contrário à maré. 

Muitas vezes, as equipes ficam presas a padrões que impedem essa flexibilidade, pois são muitas questões para administrar ao mesmo tempo. Uma vez que colaboradores e gestores podem focar em departamentos com mais atenção, o cenário se torna perfeito para ficar de olho em todas essas mudanças e encontrar novas formas de maximizar a rentabilidade.

Melhoria da gestão orçamentária

A gestão orçamentária é a ferramenta que fornece ao gestor um controle maior sobre como os recursos serão alocados. Com ela, você traça estratégias que aumentam a receita. 

Para quem entende um pouco de fluxo de caixa, a diferença provocada por uma gestão orçamentária bem feita é notável. Por isso o BPO financeiro é visto com bons olhos, pois garante a excelência na execução dessa atividade.

Otimização dos recursos humanos

Além da economia com a folha de pagamento, o BPO financeiro representa uma vantagem muito importante para a otimização dos recursos humanos de maneira geral. 

Isso porque as tarefas e responsabilidades de cada colaborador ficam mais definidas, permitindo que todos foquem em demandas específicas, executando processos com muito mais eficiência.

Aumento da segurança interna

Com uma rotina atribulada e diversas burocracias, muita coisa pode acabar passando batido ou com erros no departamento financeiro. A gestão terceirizada evita os temidos problemas com pagamentos e ainda contribui para que a empresa consiga uma contribuição de impostos mínima. 

Consequentemente, os processos ficam muito mais definidos e a empresa coloca a segurança e a assertividade em primeiro lugar.

O BPO financeiro é ideal para a minha empresa?

Como pudemos ver com as vantagens mencionadas, não é por acaso que a gestão financeira terceirizada é uma tendência de mercado cada vez maior.

Ninguém quer perder tempo ou recursos se pode optar por uma estratégia muito mais eficiente. Se você busca melhorar o seu desempenho atual ou se já consegue ver problemas relacionados à gestão interna da sua empresa, essa é sim uma solução adequada para você.

Quer saber como a Novus Gestão Financeira pode te ajudar? Conheça nossos serviços.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário