Contabilidade online e contabilidade digital: como diferenciar e escolher a melhor?

Na era da internet, as empresas enxergam a crescente necessidade de se atualizarem constantemente. Os conceitos de contabilidade online e contabilidade digital são uma consequência desse cenário.

O setor contábil é considerado burocrático, o que torna a tarefa de se adequar aos meios digitais ainda mais complicada. Diversas profissões mudaram a maneira como executam processos e para os contadores não foi diferente.

Em um primeiro momento, você pode pensar que contabilidade online e contabilidade digital são a mesma coisa, mas não se engane. São duas coisas diferentes e é bem importante fazer essa diferenciação para escolher o serviço que mais faz sentido para o seu negócio.

Porém, uma coisa é fato: nenhum deles  visa mudar a contabilidade em sua essência. O que muda é apenas a maneira de captar e enviar informação.

Você ainda faz confusão com os termos e quer entender melhor quais os objetivos e vantagens de cada um? Nós explicamos! Continue lendo e acabe de vez com a dúvida!

O que é contabilidade online?

A contabilidade online se restringe à escrituração e demonstração, unicamente com o intuito de cumprir as obrigações legais de seus clientes de maneira mais otimizada, agilizando a comunicação com os cliente e organizando documentos com a ajuda da tecnologia em nuvem.

Por ser feita exclusivamente pela internet, os custos do escritório, como com o atendimento e papel, são reduzidos. Isso gera uma economia bastante atrativa para as empresas.  

Além disso, a relação com o cliente não é direta nesse tipo de contabilidade, já que tudo é feito por meio do site da empresa. 

Resumindo, os pontos mais atrativos deste modelo são:

  • O preço baixo;
  • Rapidez na execução das atividades;
  • Praticidade dos processos;
  • Segurança no envio de documentos;
  • Atendimento ágil por meio da plataforma;
  • Otimização do tempo do contador.

O que é contabilidade digital?

Por outro lado, a contabilidade digital visa entregar mais valor a seus clientes, indo além das facilidades do modelo online. Aqui estamos falando da automação de processos.

Esse modelo surgiu recentemente no mercado, como resposta das empresas tradicionais de contabilidade a empresas de contabilidade online. Por receio de que fossem isoladas do mercado e futuramente extintas, elas tiveram que buscar uma forma de aprimorar seu trabalho.

Para agregar valor aos seus serviços, a contabilidade digital incorporou novas tecnologias, novos processos e métodos. 

Com isso, a empresa ganha eficiência e consegue focar ainda mais em seu posicionamento estratégico, aplicando ganho em ações consultivas e investindo no sucesso e na lucratividade de seus clientes.

Ou seja, na rotina da contabilidade digital são comuns ferramentas que integram a comunicação, plataformas próprias para envio de dados e de documentação, softwares específicos para realizar o cálculo da folha de pagamento, entre outros.

Podemos destacar como principais vantagens dessa modalidade:

  • Otimização de decisões;
  • Realização de simulações e projeção de cenários;
  • Correção de estratégias;
  • Prospecção de novos clientes por divulgação online;
  • Rotina contábil ágil e segura;
  • Satisfação de clientes.

Mas então, qual a diferença?

Como você pode perceber, contabilidade online e contabilidade digital são dois serviços intimamente ligados à tecnologia e à transformação digital nas empresas. 

Porém, podemos resumir dizendo que a diferença primordial entre esses dois modelos é o que eles se propõem a entregar ao cliente. 

O compromisso principal da contabilidade online é resolver as obrigações legais de seus clientes a baixo custo. Enquanto isso, o da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, resolvendo as obrigações legais.

Como escolher a melhor para meu negócio?

A contabilidade online pode servir para alguns clientes – que buscam apenas cumprir suas obrigações fiscais – e os fazer ganhar algum dinheiro com a economia no serviço. Mas é preciso deixar claro que apenas a contabilidade digital pode ajudá-los a obter sucesso em sua empresa.

Isso porque esse modelo é o que realmente agrega valor ao trabalho e faz uma empresa avançar, atendendo até mesmo as necessidades mais complexas do negócio. Quem não investe nesse modelo hoje pode acabar caindo em um status de grande desvantagem competitiva no mercado.

A transformação digital é um caminho sem volta e as empresas estão buscando investir cada vez mais em soluções tecnológicas. Portanto, é inevitável que a contabilidade também se enquadre nessa estratégia.

Por isso, o contador moderno, atento à necessidade de seus clientes, deve saber que pode – e deve – utilizar a tecnologia a seu favor.

Assim, ele é capaz de ganhar eficiência com o auxílio de ferramentas prontas, amplamente disponíveis e especializadas. O resultado disso é um serviço de alto padrão e um relacionamento ainda melhor com os clientes. 

Entenda também a importância do fluxo de caixa para sua empresa!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário