5 dicas para atrair clientes para seu novo negócio

Seja para quem está começando um negócio totalmente do zero ou abrindo uma filial, por exemplo, atrair clientes é sempre um desafio. Porém, essa é a competência básica para fazer com que um negócio consiga prosperar de verdade.

Ou seja, se você acha que só quem trabalha no varejo precisa convencer o cliente de alguma coisa, você já pode começar abrindo um pouco mais a sua mente.

Sem o cliente, não há razão para o seu negócio existir e, por mais que você seja um dos melhores no seu ramo de atuação, as pessoas vão ter que descobrir isso primeiro, concorda?

O que fazer para atrair clientes?

A captação de clientes é uma das etapas do processo de venda e pode ser considerada uma arte. Convencer uma pessoa a fazer negócio com você não é uma tarefa tão simples, mas utilizando algumas técnicas é possível sim ter sucesso.

Não tem jeito: aqui você vai ter que planejar, traçar estratégias e se dispor a colocá-las em prática. Não adianta pensar que os novos clientes vão chegar mesmo se você só ficar esperando, pois isso dificilmente vai acontecer em um mercado tão concorrido. 

Dito isso, vamos às dicas!

1. Estude o seu público

O primeiro passo é entender que o seu produto ou serviço não é destinado a qualquer pessoa. Por mais que você queira atrair o maior número de clientes possível, nada melhor do que proporcionar uma experiência incrível para quem realmente estava precisando do que você tem a oferecer.

Quanto mais específico você conseguir ser com essas informações, melhor. Mas primeiramente, você pode começar delimitando o cenário respondendo a algumas questões, como:

  • Seu cliente ideal é pessoa física ou jurídica?
  • Onde ele vive?
  • Que tipo de problema tem?
  • Qual a faixa etária dele? E a profissão?
  • Qual a renda aproximada dele?

2. Defina seus diferenciais

Quer se destacar da concorrência para atrair clientes? Pois então você terá que encontrar algo no seu negócio que o faça diferente de todos os outros. Por isso, é preciso também fazer uma avaliação interna, olhando para dentro da sua empresa e entendendo como construir uma presença forte no mercado.

Novamente, o autoquestionamento é uma estratégia interessante que pode ser usada para facilitar essa tarefa. Preze pela sinceridade ao responder:

  • O que minha empresa tem de diferente?
  • Se eu fosse cliente, por que eu escolheria minha empresa?
  • O que eu posso fazer para encantar meus clientes?
  • O que eu posso fazer para melhorar o que meus concorrentes fazem?

3. Acione sua rede de relacionamentos

Trocar figurinhas é sempre uma boa alternativa. Você certamente conhece alguém que tem uma empresa ou que trabalha em uma. Por que não propor uma parceria?  

Vocês podem indicar as soluções um do outro e compartilhar dos mesmos clientes, caso eles correspondam ao perfil que você traçou inicialmente.

De qualquer forma, as pessoas que você conhece (de forma geral) são muito importantes quando se trata de um novo negócio. Elas serão fundamentais no processo “boca a boca” de divulgação da empresa.

4. Tenha um plano de atração de clientes

Além das dicas mencionadas anteriormente, você deve saber que, em momentos de instabilidade e crise, o que segura uma empresa é o planejamento. Por isso, atrair clientes também inclui documentar informações como:

  • O objetivo principal da empresa;
  • Visão do empreendimento em relação ao mercado (local, principalmente)
  • Meta de aquisição de clientes;
  • Estratégia de aquisição de clientes (divulgação, marketing nas redes, promoções, eventos);
  • Estratégia de administração do orçamento disponível;
  • Prazo de validade do planejamento. 

5. Invista em Marketing Digital

Ser digital vai muito além de saber usar a internet ou ter um perfil nas redes sociais. É preciso entender a jornada do cliente, ou seja, o que ele está buscando e como ele pode chegar até você. E isso vale para qualquer tipo de negócio nos dias de hoje.

Mostre que sua empresa está disposta a compartilhar conteúdo interessante e relevante para o público. Interaja, responda dúvidas e crie uma rede de relacionamentos. 

Com uma estratégia chamada Inbound Marketing, é possível saber se essas pessoas correspondem ao seu perfil de cliente ideal, gerando mais oportunidades.

Gostou dessas dicas de como atrair clientes e quer conferir mais conteúdos como esse? Veja também alguns cases de grandes empresas que precisaram inovar na crise.

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