Como escolher uma assessoria contábil para abrir seu negócio

A abertura de uma empresa envolve muitos detalhes, dos quais nem sempre o empreendedor tem o conhecimento suficiente para administrar. Sendo assim, contar com uma assessoria contábil é o caminho mais simples e vantajoso para delegar aspectos fiscais, tributários e trabalhistas, por exemplo, sem ter nenhuma dor de cabeça.

Principalmente na abertura de uma empresa, esse suporte faz toda a diferença. Esse é o momento em que decisões muito importantes são tomadas e vão influenciar diretamente no futuro do negócio.

Infelizmente, é comum que muitos vejam esse serviço como mais um gasto que vai pesar a conta. Mas na verdade ele é um investimento, pois a longo prazo a empresa poderá colher os bons frutos de uma gestão assertiva.

Se você está considerando contratar uma assessoria contábil, mas não sabe ao certo se vale a pena ou o que considerar nessa escolha, continue lendo!

O que a assessoria faz pela abertura da minha empresa?

A assessoria contábil vai cuidar de toda a parte burocrática e complexa que envolve a abertura de uma empresa. 

Aqui no Brasil, a legislação costuma complicar a vida dos empresários. Fazer escolhas erradas já no início é um problema que compromete todo o planejamento lá na frente. Vejamos com um pouco mais de detalhes algumas das principais atividades da assessoria contábil durante essa etapa:

Determina a estrutura da empresa

No Brasil existem diversos tipos de empresas, categorizadas de acordo com seu faturamento e porte. Cada uma delas obedece a diretrizes específicas e também tem suas próprias obrigações.

A classificação da empresa em um dos regimes estruturais depende muito do segmento de mercado e das expectativas do negócio, por exemplo, exigindo uma análise mais especializada para que a escolha seja a mais adequada.

A escolha certa também irá influenciar na definição do regime tributário correto, sem falar do processo de abertura do CNPJ e toda a documentação necessária para tal.

Mantém a empresa dentro da legislação

A lei brasileira vive passando por ajustes e mudanças, o que pode confundir muito quem não tem tanta familiaridade com ela. 

Assim, a assessoria contábil prepara sua empresa para que ela fique em dia com a fiscalização, atendendo a todos os requisitos e determinações do governo.

Como escolher a assessoria contábil?

Como você já deve ter percebido, abrir uma empresa é uma responsabilidade enorme e que precisa de um suporte especializado. Por isso, escolher a parceria ideal para esse momento do seu negócio é essencial. 

Definir e avaliar alguns requisitos é o que vai te ajudar a fazer a escolha certa. Você deve ter atenção a:

Nível de experiência do serviço

Procure por uma assessoria que tenha experiência no mercado, especialmente no segmento de mercado em que você planeja atuar. 

Assim, você garante uma parceria que realmente entende as especificidades do seu negócio e os desafios que ele enfrentará. É como pegar um atalho e economizar tempo e dinheiro. 

Verifique a situação cadastral

Verifique se a empresa e seus responsáveis registros regulares no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).

Esse procedimento te ajuda a confirmar que a assessoria contábil e séria e que você pode confiar a ela os dados sigilosos necessários para dar andamento ao processo de abertura do negócio.

Analise avaliações

Pesquise por assessorias bem avaliadas e recomendadas. Se possível, converse com alguma empresa que já foi assessorada pelo serviço que você está interessado, assim você contará com um relato ainda mais detalhado sobre quais as vantagens que aquela empresa pode te oferecer.

Considere o custo-benefício

Como a abertura de uma empresa é bem burocrática, o ideal é que você escolha a assessoria contábil mais completa possível dentro dos seus parâmetros financeiros. 

Desde os serviços mais básicos aos mais complexos, é certo que podem surgir dúvidas no processo. Sendo assim, quanto mais atenciosa for essa parceria, mais você tem a ganhar.

Coloque em pauta o atendimento

A assessoria contábil será sua melhor amiga na abertura da empresa. Por isso, o atendimento precisa ser dinâmico e proativo, sempre buscando evitar problemas e solucionar os desafios.

Essa parceria deve facilitar sua compreensão do processo e sanar suas dúvidas, fornecendo informações relevantes para que você fique atualizado sobre o que está acontecendo.

Ou seja, você deve buscar por profissionais que realmente vão se dedicar à sua causa e que vão se esforçar para que você não tenha nenhum aborrecimento.

Está buscando por uma assessoria contábil que vai andar ao seu lado na realização do seu desafio empreendedor? Saiba o que a Novus Assessoria Contábil pode fazer por você! Conheça nossos serviços.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário