Organize seu negócio: Gestão de Indicadores

gestão de indicadores
Gestão de Indicadores

O que é?

O monitoramento e avaliação constante de processos e atividades rotineiras de sua empresa tem um nome: gestão de indicadores. O objetivo é trazer o máximo de eficiência para um determinado processo, mensurando quais pontos estão “falhos” e precisam ser aperfeiçoados.

Qual a finalidade?

Seu objetivo principal é como uma ferramente destinada a tomada de decisões, ou seja, analisar as informações e dados disponíveis sobre os processos com a finalidade de aprimorá-los e traçar estratégias a longo prazo.

Preciso fazer?

A gestão de indicadores não é algo que possa ser considerado um pilar do seu empreendimento, porém a diferença de quem faz para quem não, é definitivamente notável. Vamos pensar, uma empresa que utiliza de vários processos no seu dia a dia, e tais processos consomem tempo de serviço e recursos, se houvesse uma forma de otimizá-los afim de consumir menos e gerar mais, possibilitando haver até projeções e planejamentos futuros, não se sairia melhor que outra sem esse mesmo empenho? De fato sim.

Exemplos

Existem tipos de indicadores específicos de cada segmento de atuação da empresa e modelo de negócio, por exemplo;

Segmento de serviços, alguns que podem ser aplicados – Quantidade de horas produtivas; Custo de produção; Tempo de atendimento das solicitações; Índice de turnover; Indicadores de qualidade; Satisfação de clientes.

Segmento varejista, alguns que podem ser aplicados – Giro de estoque; Custo das mercadorias; Margem de contribuição; Produtos com shellife crítico; Logística; Qualidade de fornecedores; Ciclo operacional financeiro.

Segmento industrial, alguns que podem ser aplicados – Uso de capacidade instalada; Quantidade de horas produtivas; Custo total de produção; Manutenção de equipamentos; Qualidade; Logística; Margem de contribuição e percentual de lucro; Ciclo operacional financeiro.

Esses são apenas alguns exemplos.

Conclusão

Existe uma frase conhecida que diz, “o que não se pode medir, não se pode gerenciar”. Essa é uma realidade que empresas independente de seu porte, já entendem como verdade. A conclusão é óbvia, invista seu tempo para criar indicadores em sua empresa, só assim é possível conciliar expansão e organização.

Ainda está com alguma dúvida?

Se você está com muita dificuldade de gerenciar sua empresa nesse momento difícil que estamos vivenciando, temos uma ótima notícia para você. A nossa consultoria! Veja só:

Nossa consultoria gratuita vai te ajudar a manter a saúde do seu empreendimento nos tempos difíceis que estamos passando. Tem alguma dúvida a cerca de questões relacionadas à gestão, funcionários, novas legislações…? A hora é agora!

Agenda a sua consultoria pelo número
📞(32) 99824.8254
📌 ou clique no link abaixo
http://wa.me/5532998248254

Compartlilhe este post com a #2passosafrentedacrise e nos ajude e atingir mais pessoas!

Para mais informações como esta, notícias e dicas do mundo empresarial, fique sempre atento ao nosso blog!
E nas nossas redes sociais FacebookInstagram, Linkedin e Youtube.

tag: gestão de indicadores gestão de indicadores

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário