Como inovar em tempos de crise?

Como inovar na crise

A crise não pode ser um obstáculo para você inovar na sua área, na realidade tem que servir como um impulso e energia para isso.

Nosso intuito abordando esse tema, é trazer para você algumas soluções e tentar expandir sua mente para se destacar em meio a um mercado saturado e em crise, então vem com a gente!

Visão de mercado

Como havia dito logo acima, é importante perceber se o mercado está saturado ou não de um determinado serviço, e se a resposta for sim, então seu processo de inovação deve ser feito a todo custo. Além disso a análise de mercado possibilita criar um norte para seu empreendimento seguir, levando em consideração as práticas de mercado e de concorrentes direitos.

Mas vamos aprofundar um pouco mais sobre isso, talvez você já saiba, ou talvez não, quando falamos em visão de mercado certamente queremos analisar o mercado que o nosso serviço está incluindo, então por exemplo, caso você tenha um empreendimento na área automotiva, seu foco é analisar esse mercado, porém não quer dizer que deva desconsiderar outros nichos que podem vir a afetar o seu, nesse exemplo então podemos citar áreas relacionadas como mecânicas e lojas de customização.

Analise seus clientes

Saber o perfil dos seus clientes é extremamente importante, por isso sempre é recomendado a criação de personas para o seu negócio. Uma vez que você entenda os hábitos de consumo e rotina do seu público alvo, a criação de campanhas assertivas são mais fáceis de serem feitas. Por exemplo, supondo que você teve uma reunião com um cliente em potencial e percebeu que ele é fanático por um determinado time de futebol, o que poderia ser feito para acertar na mosca é após uns dias, enviar um mimo relacionado ao seu time de coração, qualquer coisa, por menor que seja o importante é a pessoa se sentir valorizada.

Criatividade e planejamento

Pode não parecer que esses dois tópicos são conexos, criatividade e planejamento quando juntos são o par perfeito. O ideal é planejar e criar sua estratégia, e a partir de então tentar inovar com saídas criativas. Como exemplo podemos citar jogadas do que chamamos de Marketing de Guerrilha, nada mais são do que ações publicitárias que chocam a pessoa, e com certeza deixam o nome da sua marca fixada na mente do público, quando bem feitas claro.

Custo x Benefício

Claramente em épocas de crise financeira, o orçamento é reduzido, então saber pôr na balança e encontrar o equilíbrio ideal entre custo e benefício é sumariamente essencial, dessa forma uma campanha por exemplo, feita com o melhor dos dois mundos, é capaz de viralizar e atingir uma grande parcela, sem ter um gasto elevado. Agora, também temos de levar em consideração a seguinte questão, existem áreas que em tempos de crise devem ter seu orçamento elevado invés de diminuído, como exemplo podemos citar a criação de campanhas e anúncios pagos, veja bem, enquanto seu negócio funciona de maneira reduzida e tem o atendimento e alcance físico por consequência também menor, a estratégia ideal é compensar no mundo digital, expandindo então seu público virtual para que se alcance mais clientes em potencial.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma.

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