MP 936 – Programa Emergencial de manutenção do Emprego e Renda

mp 936

O governo publicou na noite de 01 de abril em edição extra do Diário Oficial da União a Medida Provisória que estabelece o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda para o período de enfrentamento do coronavírus, e nós fizemos um pequeno resumo para te ajudar a entender tudo sobre a MP 936 de 1º de abril de 2020.

São medidas do Programa Emergencial de manutenção do Emprego e Renda:

  • Pagamento de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda
  • Redução proporcional de Jornada de Trabalho e salários
  • A suspenção temporária do contrato de trabalho

Redução de salários

O empregador poderá reduzir os salários dos funcionários desde que seja de forma proporcional à jornada de trabalho. Ficam permitidos cortes de 25%, 50% ou 70%. O acordo deverá ser feito de forma individual entre empregado e empregador e comunicado com 48 horas de antecedência e ao Ministério da Economia em 10 dias.

A comunicação poderá ser feita de forma eletrônica ao empregados.

Suspensão do Contrato de Trabalho

Durante o estado de calamidade pública, o empregador poderá acordar a suspensão temporária do contrato de trabalho de seus empregados, pelo prazo máximo de sessenta dias, que poderá ser fracionado em até dois períodos de trinta dias.

A suspensão temporária do contrato de trabalho será pactuada por acordo individual escrito entre empregador e empregado, que será encaminhado ao empregado com antecedência de, no mínimo, dois dias corridos.

Vale lembrar que a suspensão será válida aos empregados com salário igual ou inferior a R$ 3.135,00 e aos portadores de diploma de nível superior e que percebam salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Salários superiores a 3.135,00 a redução da jornada de 50% e 70% só poderá ser feita mediante convenção ou acordo coletivo.

Durante o período de suspensão o empregado não poderá exercer nenhuma forma de trabalho na empresa, caso contrário, ficará descaracterizada a suspensão temporária do contrato e o empregador estará sujeito à penalidades.

Rescisão

Durante o período de redução ou suspenção do contrato de trabalho não poderá ocorrer a dispensa imotivada do trabalhador.

Valor Benefício Emergencial

O valor de tal Benefício Emergencial terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, nas seguintes situações:

I – na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário, será calculado aplicando-se sobre a base de cálculo o percentual da redução;

II – na hipótese de suspensão temporária do contrato de trabalho, terá valor mensal: equivalente a cem por cento do valor do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, ou equivalente a 70% do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.

O empregado com contrato de trabalho intermitente formalizado até 1 de abril/2020, fará jus ao benefício emergencial mensal no valor de R$ 600, pelo período de três meses.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, aqui tem um vídeo em que falamos sobre a MP 936.

Se depois de ler esse post e assistir esse vídeo você ainda tiver dúvidas sobre a MP 936, é só falar com a Novus. Teremos todo prazer em te ajudar.

Inclusive, se você está com muita dificuldade de gerenciar sua empresa nesse momento difícil que estamos vivenciando, temos uma ótima notícia para você. A nossa consultoria! Veja só:

Nossa consultoria gratuita vai te ajudar a manter a saúde do seu empreendimento nos tempos difíceis que estamos passando. Tem alguma dúvida a cerca de questões relacionadas à gestão, funcionários, novas legislações…? A hora é agora!

Agenda a sua consultoria pelo número
📞(32) 99824.8254
📌 ou clique no link abaixo
http://wa.me/5532998248254

Compartlilhe este post com a #2passosafrentedacrise e nos ajude e atingir mais pessoas!

Para mais informações como esta, notícias e dicas do mundo empresarial, fique sempre atento ao nosso blog!

E nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

mp 936 mp 936 mp96 mp 936

mp 936

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário