Gestão: 10 dicas para alavancar seu negócio

10 dicas para alavancar seus métodos de gestão

Aprenda como aprimorar seus métodos de Gestão com 10 dicas essenciais para seu negócio.

 

Tenha uma equipe sólida

A base de qualquer que seja o serviço, é uma equipe coerente, que transpareça e transmita confiança, e que tenha certa sinergia no trabalho feito. Quando o ambiente de trabalho é carregado e propenso a possíveis desavenças, o resultado do trabalho  também é, por isso é de suma importância ter com braço direito sua equipe como um todo. É normal criar laços externos com funcionários e membros de sua equipe, afinal vocês passam o dia todo em contato, mas é importante saber distinguir amizade de trabalho certas ocasiões, em tomadas de decisão e quando for a hora de bater o martelo em determinada situação. Lembre-se e a gestão administra pessoas além de negócios.

Se comunique claramente

Esse assunto tem também, além de muitas outras ramificações, conexão direta com o tópico anterior. Como gestor e canal de uma boa gestão, você precisa se comunicar de forma clara e objetiva, evitando ao máximo ser prolixo e sintetizando seus pensamentos em poucas palavras, que instruam, guiem e esclareçam o objetivo final. Tenha em mente que frases e expressões dependendo do contexto, podem ter nuances distintas e serem compreendidas no final, de forma diferente para cada pessoa, seu trabalho aqui então é certificar que seu pensamento chegue aos ouvidos de sua equipe e afins, com a mesma finalidade que estava que estava em cabeça.

Seja um bom Gestor

Você como Gestor é o exemplo mesmo que indireto para seus funcionários, então é imprescindível que se atente ao máximo em mostrar bom-humor, mesmo em dias que as coisas não andam muito bem. Seu trabalho dentre muitos outros é manter um ambiente saudável e harmônico, que transmita ao mesmo tempo segurança e autoridade. Dê autonomia, mas acompanhe de perto as atividades de cada membro da equipe.

Controle Financeiro

Tenha conhecimento de todos seus gastos e mantenha o caixa com supervisão sempre. NÃO MISTURE sua vida financeira pessoal com a empresarial, e siga as orientações dos seus consultores financeiros, evitando quaisquer tipos de dor de cabeça no futuro. Lembre-se também de que seus investimentos devem sempre estar dentro do seu orçamento!

Se atualize constantemente

O futuro cada vez mais prega o desuso do dinheiro físico e o uso de pagamentos online, em países mais desenvolvidos até mesmo o cartão de crédito já começa a ser algo considerado “obsoleto”, gestão também significa se manter sempre atualizado. Porém nossa realidade aqui é outra, portanto use e abuse de maquinas de cartão, e se adapte a pagamentos feitos via aplicativos, como PicPay e PayPal. Lembre-se que carregamos nossos celulares conosco mais que qualquer outro objeto, e a tendência é fazermos TUDO por ele.

Marketing

É impossível falarmos de um negócio bem-sucedido que não tenha um trabalho de Marketing por trás, grandes empresas apostam suas fichas e investimentos enormes na propagação do seu serviço ou produto ofertado. Mas isso não quer dizer que empresas de pequeno porte não tenham ou não possam fazer o mesmo, em suas devidas proporções, claro. Existem várias alternativas para isso, você pode contratar agências para elaborar uma grande campanha, ou agências especializadas em controle e gerenciamento de Redes Sociais e contato com o cliente. Há também a possibilidade de sua empresar ter o que chamamos de “House”, basicamente é uma equipe de Marketing que funciona dentro e exclusivamente para a empresa em questão, para isso é necessário contratar tais
funcionários. Podemos definir ações de Marketing como um investimento, portanto é importante definir um orçamento mensal para que o trabalho flua e tenha resultados positivos. Temos um artigo sobre Endomarketing, recomendamos quem tenha interesse, dar uma olhada!

Mapeamento de Negócio

É de suma importância mapear e organizar o modelo de negócios que será traçado, mas como faço isso? Na realidade é bem mais simples do que parece, analise seus principais concorrentes e fornecedores, saiba quais são seus passos para se manter sempre a frente, afinal de contas o mercado cada vez mais apresenta um fluxo e dinamismo mais intenso. Também temos que pontuar a importância do Planejamento de Ações para manter suas metas cristalinas como água, e faça ações frequentes, para cativar clientes novos e fidelizar clientes antigos.

Avalie seu entorno

Analisar o Mercado no sentido de conhecer se o mar está para peixes ou não, é fundamental para que determinada ação que seja feita tenha êxito ou seja um fracasso completo, criar Personas de clientes ideais e clientes que não são o foco do seu negócio também é um termômetro que acusa e
define o próximo caminho a ser seguido. Conheça e avalie da mesma forma seu entorno, sua localização e possíveis concorrentes que estejam no seu raio de proximidade.

Controle de Qualidade

Parece algo que deve ser instituído nos pilares do empreendimento e da gestão, mas é importante ressaltar que o Controle de Qualidade dos seus serviços ou produtos devem ser sempre monitorados e manter a constância no mínimo, o ideal é que haja sempre uma busca pelo conhecimento e por consequência aprimoramento do serviço prestado.

Seja um negociador nato

Pratique, estude e desenvolva sua habilidade de negociar, tanto em questões numéricas quanto em negociações de ideias e pensamentos, tanto com clientes, fornecedores ou colaboradores. Claro que, é essencial que ambas partes estejam satisfeitos com o acordado, a linha entre um acordo que uma das partes se sente prejudicado ocasionalmente há de romper, e seu relacionamento com essa pessoa será desfeito. Dedique um pouco do seu tempo ocioso para aprender técnicas de condução de reunião, e como dito no tópico anterior sobre boa comunicação, procure expandir seu vocabulário, mas mantenha o pé no chão e saiba com quem você conversa, sentindo a necessidade de se adequar ao estilo da pessoa com quem você está tentando convencer de algo. 

Conta pra gente aqui nos comentários se foi útil, e se você tem dúvidas acerca dos assuntos abordados! 

gestão gestão gestão gestão gestão gestão gestão gestão

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário