
Aprenda como aprimorar seus métodos de Gestão com 10 dicas essenciais para seu negócio.
Tenha uma equipe sólida
A base de qualquer que seja o serviço, é uma equipe coerente, que transpareça e transmita confiança, e que tenha certa sinergia no trabalho feito. Quando o ambiente de trabalho é carregado e propenso a possíveis desavenças, o resultado do trabalho também é, por isso é de suma importância ter com braço direito sua equipe como um todo. É normal criar laços externos com funcionários e membros de sua equipe, afinal vocês passam o dia todo em contato, mas é importante saber distinguir amizade de trabalho certas ocasiões, em tomadas de decisão e quando for a hora de bater o martelo em determinada situação. Lembre-se e a gestão administra pessoas além de negócios.
Se comunique claramente
Esse assunto tem também, além de muitas outras ramificações, conexão direta com o tópico anterior. Como gestor e canal de uma boa gestão, você precisa se comunicar de forma clara e objetiva, evitando ao máximo ser prolixo e sintetizando seus pensamentos em poucas palavras, que instruam, guiem e esclareçam o objetivo final. Tenha em mente que frases e expressões dependendo do contexto, podem ter nuances distintas e serem compreendidas no final, de forma diferente para cada pessoa, seu trabalho aqui então é certificar que seu pensamento chegue aos ouvidos de sua equipe e afins, com a mesma finalidade que estava que estava em cabeça.
Seja um bom Gestor
Você como Gestor é o exemplo mesmo que indireto para seus funcionários, então é imprescindível que se atente ao máximo em mostrar bom-humor, mesmo em dias que as coisas não andam muito bem. Seu trabalho dentre muitos outros é manter um ambiente saudável e harmônico, que transmita ao mesmo tempo segurança e autoridade. Dê autonomia, mas acompanhe de perto as atividades de cada membro da equipe.
Controle Financeiro
Tenha conhecimento de todos seus gastos e mantenha o caixa com supervisão sempre. NÃO MISTURE sua vida financeira pessoal com a empresarial, e siga as orientações dos seus consultores financeiros, evitando quaisquer tipos de dor de cabeça no futuro. Lembre-se também de que seus investimentos devem sempre estar dentro do seu orçamento!
Se atualize constantemente
O futuro cada vez mais prega o desuso do dinheiro físico e o uso de pagamentos online, em países mais desenvolvidos até mesmo o cartão de crédito já começa a ser algo considerado “obsoleto”, gestão também significa se manter sempre atualizado. Porém nossa realidade aqui é outra, portanto use e abuse de maquinas de cartão, e se adapte a pagamentos feitos via aplicativos, como PicPay e PayPal. Lembre-se que carregamos nossos celulares conosco mais que qualquer outro objeto, e a tendência é fazermos TUDO por ele.
Marketing
É impossível falarmos de um negócio bem-sucedido que não tenha um trabalho de Marketing por trás, grandes empresas apostam suas fichas e investimentos enormes na propagação do seu serviço ou produto ofertado. Mas isso não quer dizer que empresas de pequeno porte não tenham ou não possam fazer o mesmo, em suas devidas proporções, claro. Existem várias alternativas para isso, você pode contratar agências para elaborar uma grande campanha, ou agências especializadas em controle e gerenciamento de Redes Sociais e contato com o cliente. Há também a possibilidade de sua empresar ter o que chamamos de “House”, basicamente é uma equipe de Marketing que funciona dentro e exclusivamente para a empresa em questão, para isso é necessário contratar tais
funcionários. Podemos definir ações de Marketing como um investimento, portanto é importante definir um orçamento mensal para que o trabalho flua e tenha resultados positivos. Temos um artigo sobre Endomarketing, recomendamos quem tenha interesse, dar uma olhada!
Mapeamento de Negócio
É de suma importância mapear e organizar o modelo de negócios que será traçado, mas como faço isso? Na realidade é bem mais simples do que parece, analise seus principais concorrentes e fornecedores, saiba quais são seus passos para se manter sempre a frente, afinal de contas o mercado cada vez mais apresenta um fluxo e dinamismo mais intenso. Também temos que pontuar a importância do Planejamento de Ações para manter suas metas cristalinas como água, e faça ações frequentes, para cativar clientes novos e fidelizar clientes antigos.
Avalie seu entorno
Analisar o Mercado no sentido de conhecer se o mar está para peixes ou não, é fundamental para que determinada ação que seja feita tenha êxito ou seja um fracasso completo, criar Personas de clientes ideais e clientes que não são o foco do seu negócio também é um termômetro que acusa e
define o próximo caminho a ser seguido. Conheça e avalie da mesma forma seu entorno, sua localização e possíveis concorrentes que estejam no seu raio de proximidade.
Controle de Qualidade
Parece algo que deve ser instituído nos pilares do empreendimento e da gestão, mas é importante ressaltar que o Controle de Qualidade dos seus serviços ou produtos devem ser sempre monitorados e manter a constância no mínimo, o ideal é que haja sempre uma busca pelo conhecimento e por consequência aprimoramento do serviço prestado.
Seja um negociador nato
Pratique, estude e desenvolva sua habilidade de negociar, tanto em questões numéricas quanto em negociações de ideias e pensamentos, tanto com clientes, fornecedores ou colaboradores. Claro que, é essencial que ambas partes estejam satisfeitos com o acordado, a linha entre um acordo que uma das partes se sente prejudicado ocasionalmente há de romper, e seu relacionamento com essa pessoa será desfeito. Dedique um pouco do seu tempo ocioso para aprender técnicas de condução de reunião, e como dito no tópico anterior sobre boa comunicação, procure expandir seu vocabulário, mas mantenha o pé no chão e saiba com quem você conversa, sentindo a necessidade de se adequar ao estilo da pessoa com quem você está tentando convencer de algo.
Conta pra gente aqui nos comentários se foi útil, e se você tem dúvidas acerca dos assuntos abordados!
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