Como funciona a troca de contabilidade

Quer saber como é a troca de contabilidade?

Trocar de contabilidade pode ser bem mais simples do que se pensa.

Primeiro Ato – Entendendo os tramites

O primeiro passo é ler seu contrato de prestação de serviço, firmado com seu contador, para entender e ficar por dentro das cláusulas que determinam as formas de rescisão. Sempre com muito profissionalismo e mantendo contato com seu até então, atual contador.

O próximo passo é informá-lo previamente sobre o interesse na mudança, e determinar qual será o último mês dos serviços prestados, lembrando que o ideal é que já se tenha um outro contador visado para o cargo. Esse tipo de comunicação pode ser feito por E-mail, mas recomendamos o contato pessoal. Esse contato precisa ter as seguintes informações para que seja claro e objetivo –

• Informação clara da desistência do serviço;

• A data de até quando será prestado o serviço;

• O novo profissional que irá prestar os serviços;

• Solicitação de informações sobre documentos da empresa, distrato e informações complementares e relevantes.

Segue um modelo de como seria esse tipo de contato –

“Olá,

Gostaria de comunicar que a partir do mês [INSERIR MÊS/ANO], irei transferir a contabilidade da empresa [NOME DA SUA EMPRESA] para outro escritório.

Gostaria de autorizar e pedir a gentileza de informar e repassar toda a documentação para a empresa [NOME DO NOVO ESCRITÓRIO] bem como de toda e qualquer informação relevante para a prestação dos serviços.

Também gostaria de me informar sobre a data para retirada das documentações e livros contábeis em seu escritório e assinatura do distrato da prestação de serviços.

Favor confirmar o recebimento deste e-mail.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Atenciosamente,”

A troca de contabilidade é mais simples do que parece.

Segundo Ato – O distrato e o contrato

                      Assim que seu contador enviar o Distrato de Prestação de Serviços, tire um tempo e leia com atenção. Nele, estarão informações sobre as obrigações realizadas, a entrega dos documentos, e principalmente, quais são as obrigações que o atual escritório ainda será responsável. Isso porque, mesmo após a rescisão dos serviços, podem existir obrigações que serão enviadas pelo antigo profissional. Caso tenha dúvidas pergunte para seu novo contador sobre as obrigações que recaem sobre o antigo profissional

Agora que você já está com uma nova contabilidade, seu primeiro procedimento é assinar seu contrato com a mesma. Caso o escritório não envie o documento, solicite ao seu novo contador, afinal de contas, ele que garantirá que os serviços serão prestados conforme negociado. Com isso feito, o escritório na maioria dos casos inicia um levantamento de regularidade da empresa, no caso sua, dessa maneira é possível sinalizar possíveis questões que possam implicar em penalidades e ônus ao empresário (você), referente a eventos passados. Caso não seja feito, solicite também ao seu novo contador.

Para iniciar os serviços do seu novo escritório, é necessário entregar informações passadas, garanta então que tudo que seja solicitado seja atendido, como documentação da empresa, livros contábeis e senhas/procurações sejam entregues de forma adequada.

Um ponto de extrema importância é combinar quando começa os serviços do novo profissional, dando início logo após o término do antigo. Lembre-se sempre, qualquer dúvida ou ajuda, pergunte e peça ao seu escritório de contabilidade, eles estão aí para te auxiliar.

Se você está interessado em realizar a troca de contabilidade mas ainda tem dúvidas, entre em contato com o Grupo Novus e agende a sua visita.

Caso tenha interesse, podemos te auxiliar em todo o processo de troca de contabilidade.

Para mais informações como esta, notícias e dicas do mundo empresarial, fique sempre atento ao nosso blog!

E nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário