A importância do network para os negócios

O que é network?

O Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

É uma prática de marketing, de baixíssimo custo, seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.

Por que ele é importante?

Fazer networking é uma habilidade que possibilita alcançar o sucesso. Por que? Parece claro, mas não custa repetir: uma rede de contatos representa mais oportunidades para fazer seu negócio crescer.

Manter uma rede social é extremamente importante para quem quer ascender profissionalmente, no aspecto pessoal, ou quer alavancar seu negócio, no aspecto empresarial e essa regra vale muito para empresários de micro e pequenas empresas.

Mas é preciso saber usar esse método para obter bons resultados, tanto profissionais quanto institucionais. Criar uma boa rede de relacionamentos profissionais implica em manter contato com outros profissionais.

Muito mais do que a quantidade de participantes em sua rede, a qualidade e afinidade têm muito mais importância.

Para desenvolver uma boa rede de relacionamentos profissionais é preciso foco nas pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como cliente, fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou colaborador.

Outra preocupação é a de não somente querer se beneficiar de seus contatos sem oferecer igualmente benefícios para eles. Afinal, todos que estão na sua rede de relacionamentos têm objetivos semelhantes. Portanto, o networking pressupõe uma relação de troca.

Tenha conteúdo para oferecer . Publique, compartilhe e divulgue informações que possam ser do interesse dos demais ou de uma boa parte do seu grupo. Essa é sua moeda de troca.

Manter o bom relacionamento com sua rede é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca.

Resumindo, o networking,, se bem utilizado facilitará a construção da reputação da empresa, da marca e do empreendedor, além de ampliar os conhecimentos e a visão que o empreendedor tem em relação ao seu negócio e ao mercado em geral.

Como posso fazer network?

De forma muito simples, seja mantendo suas mídias sociais sempre atualizadas e com conteúdo relevante. Seja participando de eventos como conferências e congressos da sua área, ou até mesmo participando de eventos voltados especificamente para o network como o Café de Negócios Novus.

 

Se quiser saber de mais eventos de network fique ligado em nossas redes sociais, pois em breve divulgaremos novidades!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat