Seguro de Vida é realmente necessário?

Imprevistos acontecem, e para aqueles que se preocupam com seu bem estar financeiro e com os dos dependentes, o Seguro de Vida é o produto ideal para você.

O seguro de vida não foi feito somente para o caso de morte. Ele também visa proteger o próprio proponente em casos de doenças, invalidez permanente e DIT (Diária por Incapacidade Temporária), sendo assim, ele pode ser utilizado em vida, não somente para óbito.

O seguro de vida traz algumas vantagens como:

  • Não entra em Inventário, em caso de óbito ele é pago diretamente para os beneficiários. Sem muita burocracia, evitando processos demorados que trazem dificuldades financeiras momentâneas aos herdeiros.
  • Não penhorável, isso significa que ele não entrará para liquidação de processo judicial algum.
  • O valor recebido a título de Indenização é isento de IRPF, o leão fica de fora dessa.

Planos de Seguro

Individual: Nesse seguro o próprio proponente e quem faz o seguro, sem intermédio de empresa a qual tenha vinculo.

Coletivo: Nesse plano será feito através de uma Pessoa Jurídica, da qual os proponentes tenham vinculo. Em algumas atividades é obrigatório dar o Seguro de Vida as seus funcionários, isso está determinado na Convenção Coletiva de Trabalho. Também é utilizado como um ótimo benefício a ser oferecido aos empregados.

Seguro de Vida Convencional X Resgatável (Life Planners)

O Seguro Convencional: também conhecido como tradicional, onde é pago um prêmio mensal, trimestral, semestral ou anual, que dará uma cobertura durante o período de um ano e finalizado esse prazo o mesmo será renovado. Nesse caso a cada renovação o valor do prêmio será baseado na idade do proponente, ou seja, quanto mais velho for, mais caro será o seguro, isso por que uma pessoa com a idade mais avançada tem mais chances de sinistro que uma pessoa mais jovem. Seu custo anual é mais barato comparado ao Seguro Resgatável

Seguro Resgatável: recém chegado no Brasil o Seguro Resgatável tem como grande diferencial, é que após determinado período de carência (geralmente mínimo de 2 anos), é possível Resgatar parcialmente ou até integralmente os valores pagos, para resgate integral o período de carência é maior chegando até 10 anos.

Outros diferenciais são que o aumento anual se dá pelo IPCA e não pela a idade. Nesses caso os reajustes são mais baratos visto que não seguem o reajuste do plano convencional. No seguro resgatável é cobrado uma parte para administrar o dinheiro, logo, parte do dinheiro não poderá ser resgatável. Esse seguro costuma ter seu custo maior do que o convencional, porém ele é interessante por que no final resgatando o dinheiro, você se assegurou e fez um reserva financeira.

A escolha pelo Convencional X Resgatável vai depender do objetivo e da disponibilidade financeira do momento.

Objetivo:

Seguro de vida não é investimento, seu objetivo é proteger. Caso o objetivo seja investir, existem outros tipos de investimento como a Previdência Privada.
Dito isso, não vale a pena fazer um seguro resgatável com objetivo de guardar dinheiro para investimento. Ele serve como um seguro para proteger a saúde financeira do proponente e de seus familiares e ao final do plano resgatar valor investido.

DIT

Essa cobertura é fantástica, não são todas as seguradoras que tem essa cobertura adicional seu significado é:

Diária por Incapacidade Temporária

Muito utilizada para aqueles que trabalham como autônomos ou que recebem além do teto do INSS que quando se acidentam e não conseguem trabalhar, veem sua renda despencar.

Como uma forma de proteger essa situação, essa cobertura em caso de acidentes ou doenças pagam diárias de acordo com o valor contratado, ao segurado, durante o prazo de afastamento ou durante o período máximo de cobertura que é até 365 diárias.

Seguro vale a pena ou não? Qual seguro escolher?

Diante do que foi dito, SIM, o seguro de vida vale a pena. Ele irá proteger a saúde financeira da família, mas é importante analisar a disponibilidade financeira para escolher entre as opções.

Tem interesse em fazer um seguro de vida? Deseja saber mais e conhecer as suas opções?

Entre em contato com a Novus Corretora de Seguros, te daremos toda a assistência.

Fique de olho em nosso blog para saber mais sobre seguros, contabilidade e certificação digital.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat