Os benefícios do Certificado Digital e-CNPJ para sua empresa

Existem diversos benefícios de ter um certificado digital para pessoa jurídica, e é importante saber quando e como usufruir deles. O certificado é obrigatório, por exemplo, para a entrega do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e é muito comum que empresários tenham dúvidas sobre qual é o tipo ideal para o seu negócio.

certificado digital Certificado digital para pessoa jurídica: o que é o e-CNPJ? O e-CNPJ funciona como uma versão digital do CNPJ e é emitido por um representante legal da empresa cadastrado na Receita Federal. Com ele é possível assinar digitalmente diversos tipos de documentos, garantindo a alidade jurídica para realizar o envio de declarações e cumprir as obrigatoriedades corporativas em relação ao fisco, por exemplo. Como o certificado digital e-CNPJ pode ser usado pelas empresas Mais do que ser apenas uma forma de atender aos pré-requisitos de segurança e autenticidade exigidos pelo Governo (em alguns casos, para acessar serviços essenciais e enviar declarações obrigatórias), o e-CNPJ pode simplificar diversos processos, também otimizando tempo. Com ele é possível, por exemplo, acessar o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), responsável pelo armazenamento, validação e recepção de documentos fiscais e contábeis de empresas pelo meio digital. Essa utilidade simplifica consideravelmente o processo, porque garante que o processo seja feito totalmente online, eliminando deslocamentos físicos e otimizando o tempo. Utilizando o certificado digital e-CNPJ, a empresa também consegue:
  • Assinar documentos e contratos com outras empresas digitalmente, eliminando os custos inerentes ao tempo do processo (coleta de assinatura, cartórios, transporte, tempo dos gestores entre outros)
  • Cadastrar, cancelar e consultar procurações no e-CAC, da Receita Federal;
  • Transmitir declarações para a Receita, como demonstrativos, DACON, DCTF, DIPJ, DIRF e DSPJ;
  • Acessar o chamado Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC);
  • Usar o canal Conectividade Social ICP em nome da própria empresa ou designar quem possa fazê-lo;
  • Conduzir operações bancárias em meios eletrônicos;
  • Emitir e parcelar o DAS (para as registradas no Simples Nacional), o que, pela praticidade, ajuda a manter a regularidade da empresa quanto às arrecadações.
Sua empresa já tem um certificado digital para pessoa jurídica? Clique aqui e faça o seu orçamento, fácil, rápido e prático.

Para mais informações como esta, notícias e dicas do mundo empresarial, fique sempre atento ao nosso blog!

E nas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário