Como abrir uma empresa? – Parte 7

Muitos brasileiros tem o sonho de ter o próprio negócio, mas não sabem como e por onde começar ou se sentem inseguros acerca das diversas etapas deste processo.

Pensando nisso, a Novus lança uma série de textos com 12 dicas para te ajudar nessa empreitada. Toda semana, um post em nosso blog com uma dica de ouro para os empreendedores que ainda não tem certeza do que fazer para abrir sua empresa.

E a dica desta semana é:

Registre-se na Junta Comercial

A primeira coisa a ser feita assim que o Contrato Social estiver pronto, é leva-lo à junta comercial ou cartório de registro de pessoas jurídicas mais próximo. É necessário levar também os seus documentos pessoais e dos seus sócios, caso tenha.

Estando tudo regularizado e não havendo outra empresa com o mesmo nome, você procederá ao arquivamento do ato constitutivo da empresa.

Registrada a empresa, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou carimbo feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

O CNPJ também é liberado nesse momento, uma vez que há interação entre a Junta e a Receita Federal. A exceção é para as empresas de Advocacia, que devem registrar primeiro o Contrato Social na OAB e depois enviarem a solicitação para a Receita, através do portal do órgão.

Com o CPNJ em mãos e a empresa devidamente registrada na Junta Comercial, é hora de seguir para a próxima etapa: obter a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda. Este é o tema que abordaremos em nosso blog na próxima semana. Fique de olho!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat