Como abrir uma empresa? – Parte 6

Muitos brasileiros tem o sonho de ter o próprio negócio, mas não sabem como e por onde começar ou se sentem inseguros acerca das diversas etapas deste processo.

Pensando nisso, a Novus lança uma série de textos com 12 dicas para te ajudar nessa empreitada. Toda semana, um post em nosso blog com uma dica de ouro para os empreendedores que ainda não tem certeza do que fazer para abrir sua empresa.

E a dica desta semana é:

Elabore o Contrato Social

Depois ter realizado toda a parte analítica, é hora de dar nome à sua empresa (isso se você já não fez antes).

Da mesma forma que o seu nome completo tem que ser registrado quando você nasce, através da certidão de nascimento, o mesmo acontece com uma empresa, através da Razão Social. Conhecida também como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial, a Razão Social é o nome completo de uma empresa registrado em Cartório ou na Junta Comercial do seu estado e é o primeiro item pedido pelo Contrato Social, quando este for necessário.

Não basta escolher um nome bonitinho e diferente, é necessário ver se ele está disponível. No mesmo estado não podem estar registradas duas empresas com o mesmo nome comercial e atuando no mesmo ramo de atividade, isto poderia gerar confusão e até concorrência desleal. Portanto, realize uma pesquisa na Junta Comercial do seu estado para verificar a disponibilidade.

Existe também o Nome Fantasia, que seria o apelido da empresa, como ela realmente vai ser conhecida. É o nome que será utilizado para divulgação nas redes sociais, em materiais gráficos, no site institucional, na fachada do seu estabelecimento e em demais canais que queira utilizar para divulgar o seu negócio. Pode ser igual à Razão Social ou completamente diferente.

Com relação ao endereço, é preciso fazer uma consulta prévia na Administração Regional onde o seu negócio será instalado, para verificar se o endereço permite a realização dessa atividade.

Muitas prefeituras, como São Paulo e Rio de Janeiro, permitem o registro em endereço residencial, caso a empresa seja uma prestadora de serviço sem funcionários e sem atendimento ao público. Para aquelas cidades em que isso não é possível, é necessário encontrar um endereço comercial para instalar o seu negócio.

 

Agora que você sabe o que é o Contrato Social e qual a sua finalidade, é hora de seguir para a próxima etapa: registrar-se na Junta Comercial e obter o CNPJ. Este é o tema que abordaremos em nosso blog na próxima semana. Fique de olho!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat