Como abrir uma empresa? – Parte 1

Muitos brasileiros tem o sonho de ter o próprio negócio, mas não sabem como e por onde começar ou se sentem inseguros acerca das diversas etapas deste processo.

Pensando nisso, a Novus lança uma série de textos com 12 dicas para te ajudar nessa empreitada. Toda semana, um post em nosso blog com uma dica de ouro para os empreendedores que ainda não tem certeza do que fazer para abrir sua empresa.

E nossa primeira dica é:

Identifique oportunidades e defina uma atividade

O primeiro passo para iniciar o seu negócio é definir qual será sua área de atuação. Use sua criatividade para detectar oportunidades de mercado. E dentre elas, escolha cuidadosamente com qual atividade você quer trabalhar, afinal, se você está disposto a abrir uma empresa, tem que gostar daquilo que vai fazer.

A definição da atividade é importante pois também vai determinar qual será o CNAE e, consequentemente, a tributação da sua empresa. A sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é uma lista de códigos criada para padronizar os critérios de enquadramento das atividades econômicas nos órgãos de administração tributária do Brasil.

Depois de definir seu ramo de atividade é preciso saber qual código CNAE escolher para a sua empresa. Para isso, acesse o site www.cnae.ibge.gov.br, clique em Estrutura (na parte inferior direita, ao lado de Atividade) e você verá a divisão geral de seções da CNAE. Pesquise aquela que tem relação com o seu negócio e depois clique na seção correspondente (A, B, C…. ou U). Em seguida, escolha, nessa ordem: a divisão, o grupo e a classe que se encaixam no tipo de atividade que a sua empresa realizará, até encontrar a subclasse, que será o seu CNAE, composto por sete números.

Vale lembrar que a sua empresa pode ter mais de um CNAE, sendo um principal e os demais secundários, podendo ser, inclusive, de setores diferentes. Mas mesmo com essa possibilidade, é importante que os CNAEs tenham relação com o negócio.

Tendo averiguado as oportunidades, definido uma atividade e determinado o código CNAE, é a hora de dar o próximo passo: definir a natureza jurídica do empreendimento.

E este é o tema que abordaremos em nosso blog na próxima semana. Fique de olho!

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat