Quero trocar de contador. E agora?

Diversas vezes os clientes não estão devidamente conscientes de quais os termos do contrato com sua contabilidade, e algumas condições podem deixar dúvidas. Trocar a contabilidade é uma delas, muitos têm dúvidas se podem, como fazer e qual o momento certo. Por isso, vamos esclarecer algumas questões.

Posso trocar de contador/escritório de contabilidade?

Sim! Você pode realizar esta troca a qualquer momento. Caso não esteja satisfeito com os serviços oferecidos por seu contador ou por outras razões. Todo o empresário tem o direito, previsto pelo Código de Defesa do Consumidor de escolher o profissional que atenda melhor suas demandas contábeis. É preciso atentar, no entanto, caso haja multa por rescisão contratual.

O que é preciso para trocar de contador?

Para realizar a troca é necessário, primeiro, formalizar o cancelamento dos serviços, através de comunicado enviado por e-mail ou carta registrada em correio. Neste comunicado devem constar todos os dados da empresa e a data do encerramento do contrato. Em condições normais, o contador tem o prazo de 30 dias para organizar a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal para devolver aos proprietários.

Juntamente à documentação, é importante lembrar de solicitar um relatório de quaisquer situações correntes de débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, assim como eventuais parcelamentos de dívidas que estejam em andamento e que precisem ser continuados.

É recomendado para a formalização da transferência preencher um termo de transferência de responsabilidade técnica. Este procedimento costuma ser providenciado pelo próprio contador, e não exige intervenção da empresa.

Quando posso fazer a troca?

Esta troca pode ser realizada a qualquer momento, respeitando os prazos mínimos previstos no contrato. No entanto, muitos escritórios recomendam que a troca seja feita nos primeiros meses do ano. Esta transição é facilitada no início do ano contábil, quando as demandas contábeis da empresa ainda são poucas.

Responsabilidade

O escritório de contabilidade anterior deve fornecer um documento de rescisão contratual com a empresa, isentando-o de quaisquer responsabilidades contábeis sobre ela a partir daquela data. A passagem de responsabilidade deve ser oficialmente expressa no termo de transferência de responsabilidade técnica.

 

Leia outros conteúdos aqui.

Faça um orçamento.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat