Contabilidade Online ou Contabilidade Digital?

Contabilidade Online ou Contabilidade Digital?

Qual o melhor para você?

Na era da internet as empresas veem a necessidade de se atualizarem constantemente. E em meios considerados tão burocráticos quanto à contabilidade, isto pode se tornar uma tarefa complicada. A tecnologia, cada vez mais, tem transformado a forma como inúmeras profissões realizam suas atividades, até mesmo a contabilidade.

Devido a uma alta demanda de atualização tecnológica surgiram conceitos como a contabilidade online e a contabilidade digital. Mas não se engane, são dois conceitos diferentes, e é muito importante diferencia-los. A contabilidade online e a contabilidade digital são dois modelos de negócio para a prestação de serviço, que envolvem tecnologia. Nenhuma delas visa mudar a contabilidade em sua essência. O que muda é apenas a maneira de captar e enviar informação.

Mas afinal, qual a diferença?

A contabilidade online se restringe a escrituração e demonstração, unicamente com o intuito de cumprir as obrigações legais de seus clientes. Por ser feita exclusivamente pela internet, os custos do escritório, como com o atendimento e papel, são reduzidos, gerando assim uma redução de preço bastante atrativa para as empresas. Neste tipo de contabilidade a relação com o cliente não é direta, todos os processos são feitos pela internet, através do site da empresa. Os maiores atrativos deste modelo são o preço baixo, a rapidez e a praticidade dos processos.

Já a contabilidade digital visa entregar mais valor a seus clientes. Ela surgiu recentemente no mercado como resposta das empresas de contabilidade tradicional a empresas de contabilidade online. Por receio de que fossem isoladas do mercado e futuramente extintas.

A contabilidade digital não compete com preço, para agregar valor aos seus serviços incorporou novas tecnologias, novos processos e métodos. Com isso, ganha-se eficiência e aplica-se este ganho em ações consultivas, na busca do sucesso e lucratividade de seus clientes.

A diferença primordial entre estes dois modelos é o que eles se propõem a entregar ao cliente. O compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes a baixo custo. Enquanto da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.

A contabilidade online pode servir para alguns clientes – que buscam apenas cumprir suas obrigações fiscais – e os fazer ganhar algum dinheiro com a economia no serviço, mas apenas a contabilidade digital pode ajudá-los a obter sucesso em sua empresa.

Neste sentido, o contador moderno, atento à necessidade de seus clientes, deve saber que pode – e deve – utilizar a tecnologia a seu favor, para ganhar eficiência, através de ferramentas prontas, amplamente disponíveis e especializadas e assim agregar valor ao seu serviço e aprimorar o relacionamento com os clientes.

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat