Vantagens da Certificação Digital nos dias de hoje.

Com a correria do dia a dia é muito comum que as pessoas optem por resolver vários assuntos ON-LINE, seja por tablets, notebook, desktop, celulares, ou qualquer aparelho que acesse a internet. Atualmente cerca de 76% dos brasileiros recorrem ao Internet Banking, por exemplo, ao invés de enfrentarem filas de banco, de acordo com a Facebook IQ. Mesmo com esse número alto de usuários, muitos ainda têm medo de que suas informações pessoais e confidenciais “vazem” na rede e isso gere prejuízos para si e também para sua empresa.

Uma saída muito utilizada por quem quer se precaver é o uso do Certificado Digital. Esse recurso permite ao usuário que “assine” digitalmente todos os documentos e assim possa garantir que seus dados estejam protegidos.

O uso do certificado digital cresceu bastante de 2014 a 2017, segundo a ANCD, que prevê um aumento ainda maior nos próximos anos devido à obrigatoriedade do uso que alguns segmentos tiveram recentemente. Outros setores que tendem a ser explorados pelas certificadoras são a classe médica, advogados e, principalmente, pessoa física.

Para pessoa física é importante ressaltar que as vantagens são muitas: interagir com secretarias eletronicamente, assinar contratos a distância, revisar e retificar dados na Receita, recuperar declarações antigas, acompanhar a malha fiscal, identificação bancária mais rápida e segura, aplicações como DOI e DOF, entre outras.

O principal motivo para criação desse sistema de certificação foi facilitar e assegurar a interação entre empresas, governos e pessoas; dessa forma, a presença física torna-se cada mais dispensável, uma vez que a legislação reconhece documentos assinados digitalmente como sendo legítimos. Isso dispensa algumas burocracias como reconhecimento de firma e acúmulo de papelada para garantir a validade de informações.

Outro motivo pelo qual o uso de certificados digitais vem crescendo consideravelmente é a quantidade de crimes cibernéticos que ocorrem no Brasil. Numa pesquisa divulgada em 2016, a Trend Micro Incorporated (empresa especializada em segurança em nuvem) divulgou que estamos em 5º lugar no ranking mundial de países que mais sofrem com ataques de softwares que podem corromper ou roubar informações importantes a partir de seu ponto de acesso. As punições brandas e a falta de educação digital nas escolas, contribuem para manter essa realidade. Com a presença da certificação, a possibilidade de fraude diminui drasticamente.

Em suma, podemos afirmar que a aquisição de um certificado digital, além de crescimento e segurança, gera agilidade e conforto para quem precisa gerir seus negócios sem maiores preocupações e sem a necessidade de deslocamento contínuo. É um investimento e não um gasto, uma vez que seu retorno pode ser mensurado facilmente diante das crescentes melhorias atribuídas a seu usuário.

Publicado originalmente em Revir Negócios

Gostou dessa Publicação?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
WhatsApp chat